Banca de DEFESA: ARAMIS COSTA SANTOS

DISCENTE : ARAMIS COSTA SANTOS
DATA : 30/06/2017
LOCAL: Auditório 110, EMCM-UFRN

Educação Permanente em Imunizações de Crianças: Nova Abordagem na Graduação e nos Serviços de Saúde

Educação Permanente; Metodologia Ativa; Imunizações Na Infância; Atraso Vacinal.

Nos dias atuais, mesmo com os meios massivos de comunicação/informação 24 horas disponíveis reforçando a importância de a vacinação estar atualizada para prevenção de morbidades infecciosas, o atraso de vacinas na população infantil é um fato comum em todos os estratos sociais, decorrente dos mitos populares e dos errôneos efeitos adversos, muitas vezes reforçados pelos profissionais de saúde envolvidos. Entre as causas dessa não qualificação dos profissionais está tanto como este tema é abordado na graduação quanto nos diversos cursos de capacitação promovidos pelas três esferas da gestão que se mostram ineficazes frente a este tema. Esse panorama não é diferente daquele que se encontra atualmente na Atenção Básica do município de Caicó/RN. Diante disso, o objetivo deste projeto é desenvolver programa de educação permanente em imunização da criança para os profissionais da saúde da Atenção Básica de Caicó e aperfeiçoar o ensino desta temática na graduação de Medicina da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN (EMCM). Com base na bibliografia pertinente à temática, foi estruturado o minicurso e confeccionados a cartilha e o manual docente. Após ministrar o curso, foi aplicado um instrumento para avaliar o grau de satisfação dos participantes quanto ao minicurso no que tange à auto-avaliação. Utilizando a escala Likert, foram calculadas as médias e desvios padrões das respostas de 13 participantes e, posteriormente, categorizadas em: Ruim (≤ 2), Regular (entre 2 e 4) e Bom (≥ 4). Todas as respostas apresentaram médias superiores a 4,0 pontos, consequentemente categorizados como Bom. Os resultados mostram que houve uma percepção positiva dos estudantes alvo à respeito de sua participação, sugerindo que o formato do Minicurso favoreceu satisfatoriamente à educação permanente sob a temática de imunização infantil.

Externo à Instituição - EUDES EULER DE SOUZA LUCENA - UERN
Presidente - 2072824 - MARCELO DOS SANTOS