Banca de DEFESA: MARCELLO FREIRE ALVES DE SOUZA

DISCENTE: MARCELLO FREIRE ALVES DE SOUZA
DATA: 10/04/2015
LOCAL: Quarto susolo HUOL - UFRN

ENSINO DA ULTRASSONOGRAFIA DIAGNÓSTICA A PARTIR DO CICLO BÁSICO DO CURSO DE MEDICINA UTILIZANDO LIVRO VIRTUAL MULTIMÍDIA

Ultrassonografia, Ecografia, Diagnóstico por Imagem, LIVRO VIRTUAL MULTIMÍDIA

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Radiologia Médica

Atualmente a ecografia diagnóstica está inserida em várias áreas da atuação médica e sendo realizada por diversos profissionais médicos, desde os que militam diretamente na área da imagem como os radiologistas e ultrassonografistas, também por ginecologistas, pediatras, neurologistas, clínicos gerais, endocrinologistas, angiologistas, ortopedistas, reumatologistas, urologistas, cirurgiões gerais e vasculares. É bem sabido que o profissional médico para o exercício de sua missão necessita de um amplo conjunto de habilidades, competências e atitudes desenvolvidas e exercitadas durante o seu período de formação. Convivendo com estudantes de medicina ao longo de quase 20 anos em ambiente hospitalar, observei lacunas no processo de aprendizagem por parte dos alunos quanto ao que é ultrassonografia diagnóstica e suas aplicações, evidenciando-se falhas quanto a compreensão da acústica básica ecográfica, percebendo-se dificuldades quanto a identificação das estruturas anatômicas nas imagens ecográficas, inabilidade nas solicitações de exames e na interpretação das imagens e dos resultados laudados. Partindo destas constatações foi desenvolvido neste mestrado profissional um livro virtual multimídia que expõe o que vem a ser a ultrassonografia como modalidade diagnóstica por imagem, tratando de sua historiografia e seus conceitos físicos/acústicos, relatando o processo de formação da imagem ecográfica, discorrendo sobre as características dos equipamentos ultrassonográficos e suas tecnologias embarcadas, destacando-se suas aplicações diagnósticas, estas últimas apresentadas através de vídeos onde serão descritos aspectos das imagens ecográficas gravadas. Este livro estará disponível para acesso em plataforma Web, servindo de ferramenta didática à formação médica desde o início da graduação. Poderá ser utilizado conjuntamente com a disciplina de anatomia topográfica, oferecida no ciclo básico do curso de graduação em medicina, onde e ao mesmo tempo o aluno poderá auferir conhecimentos sobre os órgãos e estruturas anatômicas e relacionar este aprendizado com as imagens ecográficas, conhecendo e habituando-se desde o início de sua formação às imagens (representações) ultrassonográficas que correspondem a estes órgãos e estruturas. Neste contexto sugere-se a participação do imagenologista para compor a equipe de facilitadores deste processo ensino-aprendizagem, enriquecendo-o e tornando-o pluriprofissional, com esta atitude buscam-se ações integrativas e colaborativas intraequipe para a consolidação deste processo, centrando o estudante como sujeito ativo da aprendizagem.

Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ