Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNO ERICK DE BARROS LUCENA

DISCENTE: BRUNO ERICK DE BARROS LUCENA
DATA: 15/12/2014
LOCAL: SALA 1 do 4º Subsolo do HUOL

TELESSAÚDE COMO FERRAMENTA DE APOIO À ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM OLHAR SOBRE AS TELECONSULTORIAS EM CARDIOLOGIA.

Telessaúde, Cardiologia, Teleconsultoria em Cardiologia

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia

Introdução: O Sistema Único de Saúde do Brasil tem apresentado resultados promissores nas questões relativas à saúde da população, mas ainda enfrenta o desafio das desigualdades sanitárias tão frequentes. Uma proposta para auxiliar o enfrentamento desse desafio é a telessaúde, prática relacionada à oferta de serviços de saúde utilizando tecnologias de informação e comunicação. Considerando a prevalência das doenças cardiovasculares e seu potencial de morbimortalidade em todo o Brasil, um programa de teleconsultoria em cardiologia pode melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes, além de ter relevante importância como ferramenta de educação permanente em serviço.

Objetivos: Implementar e avaliar o sistema de teleconsultoria em cardiologia do Núcleo de Telessaúde do estado do Rio Grande do Norte.

Métodos: Trata-se de estudo retrospectivo, observacional e descritivo, que consiste na análise das Segundas Opiniões Formativas (SOF) em cardiologia atualmente existentes na Portal da Telessaúde Brasil e das teleconsultorias em cardiologia realizadas no período de abril a novembro de 2014 do Núcleo de Telessaúde do Rio Grande do Norte.

Resultados: Foram identificadas 52 SOFs no Portal da Telessaúde Brasil, sendo a maioria referente a Hipertensão Arterial Sistêmica (29%), solicitada por Médicos (29%) e com abordagem sobre aspectos relativos a Apoio ao Tratamento (27%). No Núcleo de Telessaúde do Rio Grande Norte, foram realizadas 42 teleconsultorias, sendo a maior parte delas relativa à HAS (50%), solicitadas por Agentes Comunitários de Saúde (45%) e com enfoque direcionado a Apoio ao Tratamento (52%)

Conclusão: A teleconsultoria representa uma estratégia prática e eficiente capaz de garantir a oferta de serviços de saúde, alcançando aqueles que vivem em áreas distantes e carentes. Conhecer a demanda das teleconsultorias é de extrema relevância, pois pode fornecer informações necessárias para suprir as deficiências existentes, quer sejam de ordem assistenciais, gerenciais e/ou educacionais.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM