Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA SUELY SOUZA DE PAULA

DISCENTE: CARLA SUELY SOUZA DE PAULA
DATA: 15/12/2014
LOCAL: Quarto Subsolo do HUOL

IMPLEMENTACAO DA VISITA INTERPROFISSIONAL EM CARDIOLOGIA COMO ESTRATEGIA DE INSERÇAO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NO ENSINO E SERVIÇO EM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO.

Educação Interprofissional; Cardiologia; Trabalho em equipe.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina
SUBÁREA: Clínica Médica
ESPECIALIDADE: Cardiologia

RESUMO
Vários são os profissionais envolvidos na assistência do indivíduo em tratamento hospitalar:  médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas dentre outros, todos com um único objetivo, o de tentar promover o bem estar do paciente, entretanto, apesar de compartilhar o mesmo espaço físico, muitas vezes estes profissionais não estão habituados a discutir soluções em conjunto para melhor assistência. O aprendizado para o trabalho interprofissional vem colocar estes profissionais juntos e interagindo já no período da graduação preparando o estudante para a realidade que irá enfrentar na vida profissional. Esta pesquisa visa implementar a Visita Interprofissional na Cardiologia (VIC) na enfermaria de cardiologia do HUOL.
Trata-se de estudo do tipo qualiquanti, utilizando métodos mistos concorrentes, prospectivo, realizado entre março de 2013 a novembro de 2014, no serviço de cardiologia do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), envolvendo 61 estudantes de graduação do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio grande do Norte, residentes da residência multiprofissional, residentes da clinica médica, da Cardiologia e 8 profissionais da saúde do HUOL: médico, fisioterapeuta, odontóloga, assistente social, nutricionista, farmacêutico, enfermeiro e nutricionista. Foram realizadas reuniões semanais envolvendo os vários profissionais da saúde, residentes bem como estudantes da graduação do terceiro ano e do último ano do curso de medicina onde um caso clinico era apresentado com posterior discussão pela equipe interprofissional, ressaltando a especificidade
de cada profissional para melhoria do cuidado integral. Ao final do rodízio do internato. Os  estudantes do curso de Medicina responderam Questionário de percepção, interações e relações interprofissionais na formação e no trabalho em equipe. Um grupo focal foi realizado também para avaliação da atividade no ano de 2013 contando com a participação dos profissionais e residentes da
Clinica Medica e Cardiologia. Sessenta e um estudantes responderam ao questionário, tendo sido constatado que a maioria dos participantes têm uma boa percepção do trabalho interprofissional apesar de avaliarem que existem hierarquias e comportamentos que interferem na interação entre os profissionais. O grupo focal revelou que a maioria dos participantes referiu enriquecimento profissional e pessoal com a atividade apesar de dificuldades relatadas durante a discussão.
A VIC vem sendo implementada de forma robusta na instituição e parece contribuir para a inserção da educação interprofissional e melhoria da assistência em cardiologia.

Presidente - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA