PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: KADJA MARLUAN DA SILVA

DISCENTE : KADJA MARLUAN DA SILVA
DATA : 24/10/2022
LOCAL: Videoconferência

AVALIAÇÃO EM MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Um estudo com professores de música de escolas de Natal-RN.

Educação Musical; Avaliação; Instrumentos avaliativos.

Esta pesquisa surge da necessidade de analise e discussão sobre o processo avaliativo na educação musical nas escolas básicas da Região Metropolitana de Natal. Durante os anos de graduação, através de estágios e disciplinas da grade curricular, identifiquei a falta de aprofundamento nos debates sobre avaliação em Educação Musical, o que me levou a perceber que a grade curricular não mostrava de maneira ampla, aprofundada e prática, possibilidades de desenvolver e planejar a avaliação escolar. Avaliar é parte do cotidiano escolar e, como se sabe, está intrinsecamente associado ao processo de ensino-aprendizagem (SWANWICK, 2003). Dada sua importância dentro do processo educativo, me movo a pensar sobre o papel da avaliação na Educação Musical. Considerando tal importância, o presente trabalho define como questão problema: como acontece o processo avaliativo dentro da educação musical na educação básica nos anos inicias? Assim, esse trabalho tem como objetivo investigar conceitos, instrumentos e metodologias utilizadas nas práticas avaliativas em educação musical junto a um grupo discussão (GALLEGO, 2002); (GODOI, 2013). Para o procedimento investigativo faremos uso da pesquisa qualitativa, tendo em vista que ela permite uma maior compreensão do problema estudado e possibilita o entendimento do fenômeno, sem deixar de lado os elementos que o envolve, reforçando seu caráter exploratório e subjetivo, permitindo, como apontam SAMPIERE, COLLADO E LUCIO, (2013), tornar o mundo visível, através de um conjunto de práticas descritivas e interpretativas. Será debruçado na literatura científica o aparato teórico e conceitual acerca das concepções em torno da avaliação, baseados em SWANWICK (2003), BORNE; BELTRÁN (2017), KRAEMER (2005), SANT’ ANA (2014), ROLDÃO e FERRO (2015), MENEZES (2010), ANDRE (1996), LUCKESI (2011), PERRENOUD (1999), entre outros. Pretende-se com esta pesquisa apresentar a avaliação como um procedimento que permite acompanhar os alunos, seus limites, avanços e dificuldades em todo o processo de desenvolvimento de suas habilidades e competências, como também, identificar os instrumentos avaliativos utilizados por professores na educação musical em escolas básicas da região metropolitana de Natal, conhecer a relação do professor de música com o processo avaliativo, compreender as escolhas dos instrumentos avaliativos, como eles estão sendo abordados e os critérios na avaliação musical feita pelos professores.

Externo à Instituição - LEONARDO BORNE
Interno - 1235355 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA
Presidente - 2321206 - TAMAR GENZ GAULKE
Notícia cadastrada em: 10/10/2022 11:11