PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: AUCIRAN ROQUE DA SILVA

DISCENTE : AUCIRAN ROQUE DA SILVA
DATA : 14/02/2022

O EUFÔNIO E A MÚSICA POPULAR: POSSIBILIDADES FORMATIVAS ATRAVÉS DE UM MÉTODO DE ESTUDOS MELÓDICOS DE NÍVEL MÉDIO AO AVANÇADO BASEADO EM GÊNEROS E RITMOS PERNAMBUCANOS

Ensino e Performance do eufônio. Método de Estudo. Ritmos e Gêneros Pernambucanos.

A presente pesquisa tem como objetivo propor uma alternativa para o ensino e performance do eufônio através de um método contendo dez estudos melódicos de nível médio baseado em ritmos e gêneros pernambucanos. Para tal, foi necessário um levantamento bibliográfico e historiográfico sobre o eufônio, perpassando por seu histórico em bandas no Brasil, bem como a sua participação no desenvolvimento da música brasileira popular. Realizamos um levantamento de métodos e livros mais utilizados para o ensino do eufônio, dentro e fora do país, a fim de obtermos um parâmetro para desenvolvermos os estudos que serão o produto final da nossa pesquisa. Realizamos também uma entrevista com alguns professores de instrumento de metal que atuam em cursos superiores em algumas universidades no nordeste, a fim de buscarmos subsídios metodológicos para a elaboração do livro didático. A pesquisa se configura como exploratória e descritiva, pois além de descrever sobre os dados coletados, os utilizaremos para propor, baseado no problema da pesquisa, uma alternativa a mais no universo pedagógico do eufônio.

Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA
Externa ao Programa - 1149517 - GERMANNA FRANCA DA CUNHA