PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO NOGUEIRA DE MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANILO NOGUEIRA DE MORAIS
DATA : 05/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ENSINO DE CANTO NO TEATRO MUSICAL: estratégias de construção da sonoridade vocal para a cena cantada.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de canto. Teatro Musical. Sonoridade Vocal. Cena Cantada.


PÁGINAS: 131
RESUMO:

Esta dissertação é o resultado de uma pesquisa que teve como principal objetivo
identificar, analisar e aplicar estratégias de ensino de canto a fim de contribuir na
construção da sonoridade vocal do personagem para a cena cantada no Teatro
Musical. Trata-se de um estudo sobre técnica vocal e as práticas interpretativas do
ator durante a canção. O trabalho é direcionado a atores, professores de canto,
preparadores vocais e pesquisadores da área. Após uma reflexão introdutória, é
apresentado o resultado de uma extensa pesquisa bibliográfica baseada, sobretudo,
em autores como Esteves (2014) e Rubim (2010) em relação ao contexto histórico
do canto no teatro, Miller (1986), (1994), (2011), Costa e Silva (1998), Fuks (1999),
Behlau (2001), Fernandes (2009), Gil e Herbst (2016), Silva e Herr (2016) sobre a
técnica vocal e a pedagogia do canto, Stanislavski (2001), Guberfain (2004), (2011),
Brito (2004), Azevedo (2012) a respeito da sonoridade e práticas interpretativas no
Teatro Musical, entre outros autores. Na sequência, é apresentado o
desenvolvimento da pesquisa em um grupo de extensão de Teatro Musical da
Escola de Música da UFRN, onde inicialmente são reconhecidas as características
e necessidades vocais dos alunos e posteriormente apresentada uma investigação
e discussão sobre as estratégias de ensino de canto para o Teatro Musical usadas
por profissionais reconhecidos na área e atuantes no mercado nacional. Tais
estratégias dão base para a elaboração e aplicação de uma proposta experimental
de ensino de canto para o Teatro Musical no grupo estudado, o que é relatado em
seguida. Por fim, são apresentadas as avaliações feitas durante e ao final do
processo, apontando os resultados identificados. A pesquisa conclui que ao
preparar vocalmente o ator de Teatro Musical, é importante que o professor ensine
as técnicas básicas do canto, aplicando o nível de fala na voz cantada e
desenvolvendo recursos vocais para que o ator possa expressar diferentes
personalidades e emoções por meio de um processo de estudo cênico e da própria
interpretação do ator. Durante a prática da canção faria-se um estudo do texto e da
música, investigando sobre o seu estilo e os elementos que a compõem, propondo
uma sonoridade vocal que melhor comunique as características identificadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE DE OLIVEIRA BÁDUE
Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo à Instituição - LENINE ALVES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/06/2021 19:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao