PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: ROGÉRIO PEREIRA VICENTE

DISCENTE : ROGÉRIO PEREIRA VICENTE
DATA : 03/07/2021

Aspectos Técnico-Interpretativos Da Preparação De Um Recital Com a Utilização Dos Trombones Baixo, Tenor e Alto

Trombone baixo, tenor e alto. Prática do Doubling. Preparação de recital. Performance Instrumental

O presente trabalho investiga os aspectos técnico-interpretativos da preparação de um recital por meio da prática do doubling nos trombones baixo, tenor e alto. O objetivo é buscar compreender as estratégias de estudo que permitam ao músico realizar um recital com obras de compositores brasileiros do século XX e XXI nos três trombones, a partir da preparação e execução das obras Criação nº 2 (trombone baixo), Três estudos para trombone tenor, Música para trombone nº 4 (trombone alto) e Música para trombones e Percussão (trombone baixo, tenor e alto). O texto apresenta a organologia dos três trombones bem como uma breve contextualização histórica (FONSECA, 2008; GUION, 2010; HERBERT, 1997). Em seguida, são apresentadas considerações sobre a rotina diária de estudos nos trombones baixo, tenor e alto (LEITE, 2015; ROCHA, 2016; SANTOS, 2017) e as possibilidades do estudo do instrumento utilizando a Teoria Social Cognitiva idealizada por Albert Bandura (BANDURA, 1978 apud CAVALCANTI, 2009) e a Prática Deliberada (ERICSSON et al., 1993). Logo após, faz-se uma contextualização sobre as pesquisas a respeito de trombone no Brasil e trabalhos que se referem à prática do doubling de maneira direta ou indireta, bem como discute-se esta prática por meio da experiência de trombonistas entrevistados (PIERCE, 2002; REIS, 2016). Por fim, relata-se a experiência de preparação do recital por meio da proposição de estratégias que serviram para a resolução de trechos que apresentaram dificuldades técnicas nas obras escolhidas para o recital.

Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo à Instituição - MARCOS FLAVIO AGUIAR