PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: RICARDO FÉLIX DE MORAIS

DISCENTE : RICARDO FÉLIX DE MORAIS
DATA : 01/07/2021

MÚSICA BRASILEIRA PARA TROMBONE SOLO DOS SÉCULOS XX E XXI:
UMA ABORDAGEM AUTOETNOGRÁFICA DA PREPARAÇÃO DAS MÚSICAS FANTASIA SUL AMÉRICA (1983), SERRA DE TREMITAÇÃO (2013) E 3 MOMENTOS PARA TROMBONE SOLO (2017)

música brasileira; séculos XX e XXI; trombone solo; catalogação; autoetnografia

Esta pesquisa investiga sobre o processo preparatório das obras musicais Fantasia Sul América (1983), Serra de Tremitação (2013) e 3 Momentos para Trombone Solo (2017). A partir do método da autoetnografia, discutimos sobre as principais estratégias de estudos aplicadas para a superação de 11 principais dificuldades técnico-interpretativas inicialmente encontradas durante o processo. O trabalho está dividido em 7 capítulos de desenvolvimento, os quais apresentam (1) introdução, (2) um catálogo de obras do repertório brasileiro para trombone solo dos séculos XX e XXI, (3) os critérios estabelecidos para a escolha do repertório selecionado e as principais dificuldades técnico-interpretativas emergentes dele, (4) uma discussão sobre rotina e estratégias de estudos aplicadas ao trombone construída a partir de uma revisão de literatura e da fala de 15 trombonistas profissionais entrevistados, (5) estratégias de estudos para a superação das dificuldades elencadas no capítulos 3, sugeridas pelos entrevistados, (6) uma discussão sobre o processo preparatório do repertório selecionado e (7) as considerações finais.

Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo à Instituição - MARCOS FLAVIO AGUIAR