PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: PÂMELA ARAÚJO DE MOURA

DISCENTE : PÂMELA ARAÚJO DE MOURA
DATA : 18/08/2020
LOCAL: Plataforma Google Meet

Especifidade da escrita Braille aplicada ao violão

Ensino de violão e deficiência visual; Música e deficiência; Adaptação de Materiais; Musicografia Braille; Inclusão.

Esta pesquisa tem como objetivo principal propor estratégias metodológicas e adaptações da partitura em Braille para o violão, a fim de que se tornem acessíveis para pessoas com deficiência visual. Para fomentar essa necessidade tornou-se necessário discutir o processo de formação do violonista com deficiência visual, bem como a necessidade da preparação do educador para atuar no contexto inclusivo e seu papel como mediador de recursos acessíveis para incentivar a autonomia e protagonismo do aluno com deficiência. Para tanto, a pesquisa foi realizada com dois participantes com cegueira da camerata inclusiva de violões da UFRN.  Para isso a investigação terá como base a abordagem qualitativa, tendo a pesquisa-ação como metodologia para a coleta, análise de dados e intervenção no campo empírico. Assim, pretende-se contribuir com a área do ensino de música para pessoas com deficiência visual, abordando reflexões acerca da utilização de materiais adaptados acessíveis para tornar o processo de aprendizagem mais eficaz e significativo para este público.

Externo à Instituição - EDDY LINCOLLN FREITAS DE SOUZA
Externo ao Programa - 349806 - EUGENIO LIMA DE SOUZA