PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: SILAS ALVES DA SILVEIRA BARRETO

DISCENTE : SILAS ALVES DA SILVEIRA BARRETO
DATA : 12/11/2019
LOCAL: Sala 18

O ensino do eufônio em nível superior nas universidades federais do Brasil

Eufônio. Performance. Prática instrumental. Ensino de instrumento.

Nesta pesquisa, intitulada “O Ensino de Eufônio em Nível Superior nas Universidades Federais do Brasil”, foi realizada a investigação das características do ensino do eufônio, com referências à prática instrumental e ao ensino do instrumento. A pesquisa buscou, portanto, entender o processo de ensino nessas instituições federais que têm o curso de nível superior neste instrumento na atualidade. Para atingir o objetivo geral e os objetivos específicos, foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas com professores das universidades: Professor Jean Silva da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tubista e trombonista baixo; Professora Íris Vieira da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tubista; Professor Albert Khattar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), tubista; e o Professor Fernando Deddos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), sendo este o único eufonista. A fim de conhecer as principais características metodológicas do ensino de eufônio e, também, de analisar os planos de cursos dessas universidades, buscando identificar os materiais didáticos tradicionais e não tradicionais em uso, bem como verificar os tipos de repertório contemplados. Também foi realizada uma revisão exploratória da literatura, com foco em trabalhos relacionados à performance, que retratam a prática instrumental e lidam com a maneira de tocar um instrumento, bem como trabalhos relacionados à Educação Musical, que retratam o ensino de instrumento, abordam aspectos relacionados à maneira de ensinar a tocar um instrumento, e, que possam conter outras questões pedagógicas relacionadas aos instrumentos musicais. Nesse sentido, o referencial teórico busca apresentar os trabalhos que mais se relacionam à esta pesquisa, a fim de identificar peculiaridades relativas tanto ao professor do instrumento quanto ao aluno e discutir sobre particularidades quanto às habilidades técnicas necessárias ao eufonista formado nas referidas instituições. Em adição ao referencial teórico, com o resultado das entrevistas foi possível conhecer o perfil dos professores entrevistados e alguns aspectos que moldaram sua atividade docente, tais como: os primeiros contatos com a música; as influências que receberam durante a sua vida musical; as primeiras práticas de ensino em que estavam inseridos, como professores, como alunos ou mesmo como instrumentistas de grupos onde puderam receber instruções. Tais observações a respeito das vivências do docente tornam possível obter o resultado desta pesquisa, elucidando as características metodológicas do que tem sido o ensino de eufônio no país, especialmente no contexto do nível superior nas universidades federais brasileiras.

Externo à Instituição - ALEXANDRE MAGNO E SILVA FERREIRA - UFPB
Externo ao Programa - 2265109 - FERNANDO DIEGO RODRIGUES DOS SANTOS