PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: EDSON LUIS CARVALHO PORTO

DISCENTE : EDSON LUIS CARVALHO PORTO
DATA : 18/12/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

CRITÉRIOS CRIATIVOS: ELABORAÇÃO DE OBRAS AUTORAIS COM BASE EM PRINCÍPIOS DE COMPOSIÇÃO

Planejamento composicional. Princípios. Modelo de acompanhamento do processo composicional.

Este trabalho apresenta o resultado da reflexão pessoal do autor sobre a sua prática composicional. Apresenta o Modelo de acompanhamento do processo composicional de Silva (2007, 2010). Propõe a composição de obras musicais a partir da definição da instância princípios desse Modelo. Apresenta o mote composicional utilizado nas obras elaboradas: princípio da analogia, princípio da parcimônia e o princípio da ressignificação. O objetivo geral desse trabalho foi compor e depois relatar o observado dos processos composicionais. Apresenta os memoriais das obras Zabumleiromático, Sereno e Imos, respectivamente, para violão solo e quarteto de sopros (clarinete Bb, sax alto Eb, sax tenor Bb e tuba Eb), elaborados através do Modelo, que por meio de suas instâncias nos conduziu de forma eficaz para as análises, reflexões e os relatos que culminaram na confecção efetiva dos memoriais.

Presidente - 1319262 - ALEXANDRE RECHE E SILVA
Externo à Instituição - ALFREDO JACINTO BARROS - UECE