PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOHN FIDJA FERREIRA GOMES

DISCENTE : JOHN FIDJA FERREIRA GOMES
DATA : 21/08/2018
LOCAL: Sala 01 Escola de Musica - LAMUCO

ESTRATÉGIA S E PROCEDIMENTOS COMPOSITIVOS APLICADOS ATRAVÉS DA TRANSFERÊNCIA IDIOMÁTICA

Composição. Idiomatismo.Transferencia Idiomatica. Bateria

Na composição, o processo criativo se estabelece em um conjunto de atividades que tem o eixo principal a elaboração de uma obra. No entanto, a Composição encontra-se em uma constante transformação devido a sua relação com o processo criativo. Neste processo inclui, orientações para que o trajeto deste percurso seja adequado, o levantamento de material para o tratamento através de técnicas tornou-se uma prática comum. Com isso, em 2010, tivemos acesso aos dados de áudio do compact disc Eternal Interlude, registrado pela John Hollenbeck Large Essemble. A influência do compositor em nosso trabalho aconteceu a partir de afinidades enquanto compositor e instrumentista. Durante este processo foi possível realizar o mapeamento de estratégias para elaboração de estruturas rítmicas e melódicas que caracterizam o seu trabalho compositivo. Em uma observação atenta, detectamos peculiaridades no tratamento rítmico análogo a bateria. BERENDT e HUESMANN (2014), a bateria deixa de ser um instrumento somente acompanhador para ganhar uma multilateralidade, gerando uma complexidade comparada as linhas melódicas barrocas. Tal peculiaridade nos levou a identificar características na obra do compositor que figuram um idiomatismo de sua obra conforme VASCONCELOS (2002). Este trabalho tem o propósito de apresentar a transferência idiomática como um meio para uma investida na ação compositiva.

Presidente - 1319262 - ALEXANDRE RECHE E SILVA
Interno - 1169086 - RANILSON BEZERRA DE FARIAS
Externo ao Programa - 7350849 - MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 10/08/2018 16:25