PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DA SILVA FONTES JUNIOR

DISCENTE : JOSÉ DA SILVA FONTES JUNIOR
DATA : 18/06/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

ILHA DE MÚSICA: Uma perspectiva sobre educação musical em ONGs

Educação Musical; Intervenção Social; ONG; Diversidade Cultural

A presente pesquisa tem como objetivo identificar e compreender as dimensões formativo-musicais que norteiam as ações educativas da ONG Ilha de Música. Esse estudo, que apresenta alguns capítulos ainda em construção, busca contextualizar a localização da Ilha de Música, a realidade das pessoas que vivem naquela comunidade, compreender a origem e finalidade do trabalho musical ali realizado, revelar as práticas musicais adotadas pela ONG e os métodos pedagógicos usados por seus professores.  Por meio da revisão bibliográfica buscou-se compreender o papel da educação musical nesses contextos, e assim construir um percurso dialógico capaz de abarcar as idiossincrasias inerentes aos projetos sociais que usam a música como um meio de inserção social. Configura-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, que por meio da modalidade estudo caso busca fundamentar as relações entre educação musical, música e educação. Considera a música como um fenômeno que, sendo para fins educacionais, precisa atender aos significados de cada contexto. Com o andamento das análises, extraídas de algumas observações e das entrevistas semiestruturadas, começa a se desenhar um quadro no qual as práticas, concepções e métodos educativos adotados pela Ilha de Música apresentam, sincronismo entre as concepções dos entrevistados, assim como, diferentes focos sobre os mesmos aspectos. Sobre a educação musical adotada, tem se revelado até o presente momento, um comprometimento com um ensino de música que valoriza a intuição, a interdisciplinaridade, o prazer pelo fazer musical, a ética e o respeito às diversidades.

Externo à Instituição - ANTONIO DIAS DO NASCIMENTO - UNEB
Interno - 079.106.026-85 - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 18/06/2018 14:43