PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO CÉSAR DE LIMA

DISCENTE : JÚLIO CÉSAR DE LIMA
DATA : 21/06/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

O compositor em cada um: Investigando o processo de uma composição coletiva no Tecesol

Palavras chave: Educação Musical; Criatividade; Composição Musical

Este trabalho apresenta um estudo sobre processos criativos a partir da composição musical coletiva para o ensino aprendizagem musical. Traz como eixo central e norteador da investigação a seguinte questão: Como construir uma perspectiva de ensino musical, não excludente, que valorize o processo criativo dos alunos como ferramenta  de humanização no processo de ensino aprendizagem musical? A partir desse questionamento estruturei como objetivo geral, propor uma concepção de musicalização por meio do violão e do canto que estimule o processo criativo, possibilitando ao aluno, por meio da composição, a autonomia do seu processo de ensino-aprendizagem musical. Optei como metodologia, uma abordagem qualitativa,  utilizando o método da Pesquisa-ação numa perspectiva participativa, onde seus procedimentos técnicos se fizeram por meio, tanto de uma vasta pesquisa bibliográfica, como também por meio da construção e da aplicação de uma oficina de música com duração de três meses. Essa oficina foi realizada num espaço não formal de ensino denominado TECESOL (território de educação,cultura e economia solidária), situado no bairro de Neópolis, na cidade do Natal. Apresenta como fundamentação teórica, Nachmanovitch (1993) Schafer (1992) e Koellreutter (1997) dialogando também com Csikszentmihalyi (1999; 2007) Brito (2015) Fonterrada (2015) Craft (2001) Vieira (2014)  Aranda (2009) Maturana (2004) Beineke (2009) e Freire (1987;1996), entre outros. No primeiro capítulo prelúdio, ainda em fase de construção, tecerei um breve memorial,  acerca dos motivos que me instigaram a investigar esse fenômeno. No segundo capítulo, o homem e o ato da criação, discorrerei acerca  da criatividade, seus processos criativos e de suas principais abordagens, debatendo ainda, acerca de seus possíveis benefícios no campo da educação musical, como veículo humanizador do ensino de música, bem como, o papel do professor nesse processo.  No terceiro capítulo,  intitulado ‘Mezzo’, descreverei o percurso metodológico, com uma breve contextualização histórica  acerca da pesquisa-ação, como também da justificativa da escolha  desse método para essa pesquisa.  Para concluir, no quarto capítulo ‘Cadenza’, analisarei e discutirei sobre as etapas da oficina. Para esse momento da Qualificação, apresentarei os dados recolhidos para exemplificar a análise de apenas um dos integrantes da oficina.

Externo ao Programa - 2553739 - AMELIA MARTINS DIAS SANTA ROSA
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 11/06/2018 11:07