PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: WILLIAN APARECIDO CIRIACO DA SILVA

DISCENTE : WILLIAN APARECIDO CIRIACO DA SILVA
DATA : 18/06/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

UMA ANÁLISE INTERPRETATIVA E GESTUAL NA “DANÇA INFERNAL, DO BALÉ “PÁSSARO DE FOGO" DE STRAVINSKY, SOB A ÓTICA DE DOIS PERSONAGENS: COMPOSITOR-REGENTE E REGENTE-INTÉRPRETE

Interpretação. Regência. Compositor-Regente. Regente-Interprete.

A proposta da pesquisa é trazer à tona a discussão sobre a performance de dois personagens: compositor-regente e regente-interprete. Através de uma análise técnica e observacional, busca-se compreender as relações e/ou diferenças gestuais, e assim identificar e argumentar a partir dos dados, suas diferenças e similaridades entre as duas visões. Observar como cada gestual influencia, ou não, na sonoridade, se ser compositor é uma “vantagem” na interpretação, e se o regente-interprete pode contribuir além do esperado pelo compositor. Um dos resultados esperados é identificar de que forma o interprete contribui à realização de um resultado diferente ao do compositor. Para as questões teóricas e técnicas da regência musical, nos ancoramos em Farberman (1997), Green (1987), Lago (2002), Scherchen (1989), Rudolf (1969) e Rocha (2004), desta forma, acreditamos que podemos erguer uma base teórica para discutir a questão das diferenças que carregam cada personagem e, a contribuição teórica e prática que cada personagem pode expor na interpretação musical. A análise se dará através de áudios/vídeos, nos quais utilizaremos andamento e dinâmica como parâmetros de análise. Nesse processo utilizamos como ferramenta o software livre Sonic Visualiser para auxiliar na produção de dados através de analises dos trechos sonoros. Tais dados foram relacionados aos gestos dos dois personagens através da ferramenta PatternCube, do autor Harold Farberman.

Presidente - 277370 - ANDRE LUIZ MUNIZ OLIVEIRA
Externo ao Programa - 350610 - DANILO CESAR GUANAIS DE OLIVEIRA