PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE DA SILVA MASCOLI

DISCENTE : FELIPE DA SILVA MASCOLI
DATA : 19/06/2018
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

ESTUDO COMPARATIVO DA PERCEPÇÃO DO PÚBLICO ENTRE A PERFORMANCE MEMORIZADA E COM PARTITURA DA PEÇA DESDOBRAMENTOS DE ROGÉRIO COSTA

Teste perceptivo, memorização, Rogério Costa, Desdobramentos

Esta pesquisa analisa a percepção do público através de relatos e cinco questionários coletados após duas performances, uma com partitura e a outra sem, da peça Desdobramentos de Rogério Costa, com o objetivo de averiguar o impacto interpretativo de uma performance de uma música contemporânea memorizada. O primeiro teste coletou relatos feitos de forma qualitativa, sem nenhum questionário para intervir na reflexão sobre as duas versões assistidas. Os outros quatro adotarão uma abordagem diferenciada, buscando uma resposta do público de forma objetiva e direta, direcionando os participantes por conta do questionário entregue antes da apresentação das duas versões da obra. Os testes foram criados a partir de quatro procedimentos: (1) o levantamento bibliográfico de memória em música e de experimentos realizados em função da percepção do público, (2) a análise e estudo sobre a obra, (3) utilização de estratégias para a memorização da peça e (4) a elaboração dos dois questionários feitos de acordo com o conhecimento musical do público. As conclusões serão descritas após a análise dos dados coletados.

Interno - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Presidente - 1518400 - FABIO SOREN PRESGRAVE