PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: CARLOS HENRIQUE DE MORAIS ALVES

DISCENTE : CARLOS HENRIQUE DE MORAIS ALVES
DATA : 14/12/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Performance Percussiva Contemporânea: Gestualidade Cênica e Mediação por Recursos Tecnológicos Contemporânea

Performance Musical; gestualidade cênica; mediação por recursos tecnológicos; Pesquisa Artística; Videoarte

O presente trabalho é um estudo teórico/prático sobre a montagem e execução de duas performances: ?Corporel (Vinko Globokar, 1985) e Science Fictions Sceneries (Rafael Diniz, 2017). Abordando estudos que legitimam a ação interdisciplinar como forma de potencializar o desempenho do percussionista, relatamos a construção do processo criativo investigando estratégias que promovam à expansão prática do performer, dentro do viés corporal (?Corporel) e tecnológico (Science Fiction Sceneries). Levando ao desenvolvimento da Gestualidade Cênica (CAMPOS, 2007) atrelada a interfaces tecnológica evidenciando o uso da videoarte.

Percorrendo o caminho das pesquisas em performance musical e os métodos que garantem um sistema de análise prática e interpretativa para o percussionista, são discutidas abordagens para o trabalho com repertório experimental e de caráter aberto. Os resultados se adéquam a contingências do músico percussionista na medida em que percebemos o repertório contemporâneo para Percussão transcender os limites da formação tradicional do músico, promovendo rupturas e revisões. Em nosso caso foi percebido uma melhor articulação entre corporeidade e tecnologia, podendo ser desenvolvida através de uma Mediação Imagética Audiovisual.

Externo à Instituição - CESAR TRALDI - UFU
Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Externo à Instituição - JONATAS MANZOLLI - UNICAMP
Notícia cadastrada em: 20/11/2017 12:08