PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: FRANCISCO CANINDÉ DE MEDEIROS SENA

DISCENTE : FRANCISCO CANINDÉ DE MEDEIROS SENA
DATA : 01/12/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

Educação Musical Técnica de Nível Médio no Rio Grande do Norte: um estudo sobre ações de interiorização da EMUFRN em Florânia/RN.

Educação Musical Técnica de Nível Médio. Interiorização. Programa PRONATEC. Linguagem e Estruturação Musical.

Este trabalho apresenta um estudo sobre a Educação Musical Técnica de Nível Médio no Rio Grande do Norte, através das ações de interiorização da EMUFRN em Florânia/RN, por meio do Curso Técnico em Instrumento Musical do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Pesquisa sobre a formação musical adquirida pelos estudantes participantes da disciplina de Linguagem e Estruturação Musical, ofertada dentro do referido Programa e o impacto dessa formação no cotidiano das suas vidas na região Seridó norte-rio-grandense. Este Programa tem propiciado a difusão da cultura musical de pequenas comunidades e artistas no interior do RN, possibilitando reconhecimento ampliado do valor artístico e cultural de práticas e serviços. O método de investigação utilizado foi a Pesquisa-Ação e os instrumentos de coleta de dados empregados foram a aplicação de questionários, entrevistas e a análise de conteúdo. Como fundamentação teórica, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre a literatura relacionada à educação musical técnica de nível médio, sobre o processo de interiorização, sobre o PRONATEC e sobre o estudo da linguagem e estruturação musical. Entre outros autores estudados, destaco Oliveira (2013), Carmona (2017), Thiollent (2011), Espiridão (2002), Fabricante (2007) e Correia (2011). Este estudo traz como contribuição para a área da educação musical, novas abordagens para o ensino da linguagem e estruturação musical, bem como abre caminhos para outras pesquisas na área da formação musical obtida em Programas destinados ao ensino técnico musical. Para a área de educação musical, este trabalho vem abrir expectativas para novos horizontes de pesquisa, partindo de investigações sobre novos espaços possíveis para a formação musical, a exemplo das Filarmônicas e dos cursos técnicos de nível médio em Música.

Externo ao Programa - 298980 - ELIANE LEAO
Externo à Instituição - MARIO ANDRE WANDERLEY OLIVEIRA - UFRGS