PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA NETO

DISCENTE : FERNANDO MARTINS DE OLIVEIRA NETO
DATA : 22/08/2017
LOCAL: Sala 22 Escola de Musica

A música e suas dimensões na Comunidade Católica Shalom – Missão Natal/RN.

Aprendizagem musical no cotidiano. Música na Igreja Católica. Comunidade Católica Shalom.

O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são os únicos a propiciarem a educação musical. Nos espaços extraescolares podem ser descobertos inúmeros mundos musicais e estes nos propiciam uma rica variedade de relações de ensino-aprendizagem sem a obrigatoriedade da presença do professor neste processo, já que, segundo Petitat (2011) “a educação deriva da inserção em relações – às vezes escolares, mas, a maior parte do tempo, não escolares”. A Comunidade Católica Shalom não tem por finalidade promover a aprendizagem musical, porém, a relação estreita que seus membros têm com a música é inegável. A música está no centro da espiritualidade Shalom, presente no cotidiano e nas atividades que a Comunidade realiza (celebração eucarística, reuniões dos grupos de oração, eventos). Em todas estas atividades realizadas pelo Shalom são atribuídas à música variadas funções e diversos usos. A presente obra tem como objetivo identificar as possíveis relações de ensino-aprendizagem e transmissão musical neste ambiente extraescolar. Para alcançar tal objetivo, faço uso da etnografia da música, buscando, através da observação e coleta de dados, descrever as maneiras como as pessoas fazem a “música do Shalom”.

Presidente - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Interno - 2212127 - ZILMAR RODRIGUES DE SOUZA