PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: EVERSON FERREIRA FERNANDES

DISCENTE: EVERSON FERREIRA FERNANDES
DATA: 11/03/2016
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

A PEDAGOGIA DE PROJETOS E O ENSINO DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DA CIDADE DE NATAL/RN

Educação Básica. Pedagogia de Projetos. Música na escola.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

presente pesquisa investiga autilização da Pedagogia de Projetos como metodologia para ensino de música nas escolas de Educação Básica da cidade de Natal-RN. Tem como principal objetivo analisar de que forma essa metodologia é utilizada nas aulas de música no contexto escolar quais as suas implicações para processo de ensino-aprendizagem musical.  Como objetivos específicos buscou-se: fazer um levantamento para identificar os professores de música na educação básica que declaram utilizar a Pedagogia de Projetos como metodologia para suas aulas; identificar as correspondências entre a teoria da pedagogia de projetos e suas práticas nas aulas de música nas escolas pesquisadas e analisar as contribuições da Pedagogia de Projetos para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem de música na escola.As principais bases teóricas adotadas como referência para este trabalho são de autores das áreas da Educação - Boutinet (2002), Hernández (1998; 200), Antunes (2001), Cavalcante (2009) - e da Educação Musical- Penna (2008), Fonterrada (2008), Queiroz (2012), com o intuito de identificar as relações e fundamentar as discussões e possibilidades da associação entre a Pedagogia de Projetos e a atual situação da música como parte do currículo escolar brasileiro. Para a coleta de dados, foram utilizadas estratégias metodológicas mista, de abordagens qualitativa equantitativa que se complementaram para melhor responder as necessidades da pesquisa. Através da aplicação de um questionário, buscou-se identificar quais as escolas professores de música que declaravam trabalhar com Pedagogia de ProjetosApartir desses resultados, foram escolhidas duas escolas, uma escola da rede particular e outra da rede pública para a realização de observação participante, em duas turmas, acompanhando o desenvolvimento de aulas de música baseadas na Pedagogia de Projetos, registrando os dados em diário de campo e gravações de áudio e vídeo. Os resultados desse trabalho evidenciam que a Pedagogia de Projetos é uma metodologia bastante utilizada pelos professores de música de Natal/RN, que contribui para a integração de conteúdos e disciplinas e envolve os alunos nas atividades despertando interesse e contribuindo para o desenvolvimento da educação musical escolar. Porém, foi identificado que muitas das concepções dos professores sobre projetos são confusas, por ambiguidades provenientes da utilização do termo em diversos âmbitos e sob diversas perspectivas teóricas, bem como, pela carência de publicações que abordem o ensino de música através da Pedagogia de Projetos. Espera-se que esse estudo fomente discussões e pesquisas a respeito da Pedagogia de Projetos aplicada ao ensino de música na Educação Básica.

Externo ao Programa - 2637503 - CHRISTIANNE MEDEIROS CAVALCANTE
Externo à Instituição - CRISTIANE MARIA GALDINO DE ALMEIDA - UFPE
Presidente - 1149577 - VALERIA LAZARO DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 02/03/2016 11:13