PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de DEFESA: FERNANDO BUENO MENINO

DISCENTE: FERNANDO BUENO MENINO
DATA: 03/12/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E RECURSOS TECNOLÓGICOS NA OBRA CLAPPING MUSIC (1972), DE STEVE REICH.

Steve Reich. Minimalismo. Percussão. Dispositivos Eletrônicos. Performance.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O presente trabalho tem por finalidade identificar, segundo a literatura, novas maneiras de executar obras minimalistas do compositor norte-americano Steve Reich que não foram escritas originalmente para instrumentos de percussão e/ou formato solo e criar, através de oficinas de experimentação, versões e adaptações, utilizando instrumentos de percussão e recursos tecnológicos. A metodologia consiste na coleta, análise e descrição de exemplos de percussionistas que têm se dedicado em adaptar para instrumentos de percussão solo, obras de Reich compostas entre 1972 e 1983. Tal motivação está relacionada à reflexão do desenvolvimento de novas maneiras de conciliar o uso de recursos tecnológicos com instrumentos de percussão, resultando em oficinas de experimentação com foco em uma obra do compositor em questão: Clapping Music (1972), relatando para esta as considerações relacionadas à performance, os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos através das oficinas. Deste modo, concluiu-se que as implementações, aliadas à interação com recursos tecnológicos, proporcionaram ao intérprete novas possibilidades de execução destas obras de Reich.

Externo à Instituição - CESAR TRALDI - UFU
Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS