PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO BUENO MENINO

DISCENTE: FERNANDO BUENO MENINO
DATA: 28/10/2015
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

POSSIBILIDADES INTERPRETATIVAS ENVOLVENDO INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E RECURSOS TECNOLÓGICOS EM DUAS OBRAS DE STEVE REICH: CLAPPING MUSIC (1972) E EIGHT LINES (1983

Steve Reich. Minimalismo. Percussão. Dispositivos Eletrônicos. Adaptação

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

O presente trabalho tem por finalidade apresentar novas possibilidades de interpretação para obras do compositor norte-americano Steve Reich (1936 -), executadas por um único percussionista e aparatos tecnológicos. Tal motivação está relacionada a constatação da ausência de obras deste compositor escritas especificamente para instrumentos de percussão e executadas por um único intérprete, ou seja, com caráter solista. Para tanto, foram escolhidas as obras Clapping Music (1972) e Eight Lines (1983). Percussionistas de renome como Kuniko Kato, Svet Stoyanov, Nathaniel Bartlett, Evelyn Glennie, dentre outros, vêm desenvolvendo adaptações para um único intérprete nas obras de Reich. A fundamentação teórica basea-se na pesquisa, análise e descrição destas adaptações. Por fim, apresentamos arranjos e as considerações relacionadas a performance das obras supracitadas, descrevendo desde os processos utilizados para a implementação, assim como os resultados obtidos através das experimentações. As performances das obras foram realizadas na EMUFRN - Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Presidente - 1731258 - CLEBER DA SILVEIRA CAMPOS
Interno - 1648016 - JEAN JOUBERT FREITAS MENDES
Externo ao Programa - 7350849 - MARCUS ANDRE VARELA VASCONCELOS
Notícia cadastrada em: 27/10/2015 12:06