PPGMUS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA ESCOLA DE MÚSICA Téléphone/Extension: (84) 99474-6734 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgmus

Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA GOMES DE SOUZA

DISCENTE: PRISCILA GOMES DE SOUZA
DATA: 25/09/2014
LOCAL: Sala 22 Escola de Música da UFRN

UM ESTUDO SOBRE MÚSICA, EDUCAÇÃO MUSICAL NA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS DO NATAL/RN: TEMPLO CENTRAL

Educação Musical, Ensino da música na Igreja, IEADERN-Natal, Música e Cultura.

GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Artes
SUBÁREA: Música

Esta dissertação trata da música e seu ensino na Igreja Evangélica Assembléia de Deus do Natal/RN, Templo Central. A investigação fala acerca da relação entre a educação musical e o contexto cultural, lançando um olhar sobre as práticas musicais, o ensino e a aprendizagem musical. Assim, a pesquisa tem por objetivo desvelar e compreender os processos, situações e dimensões que constituem a formação musical e como se constituiu o ensino de música no espaço estudado, partindo da observação das atividades pedagógicas e das falas dos alunos, professores, coordenação pedagógica, regentes, músicos do local estudado. Nossa investigação busca apreender três aspectos basilares: A música, em sua performance; a educação musical, em suas formas de ensino aprendizagem e o contexto no qual ambas se efetivam. A proposta inclui uma reflexão sobre o ensino de música na igreja evangélica buscando contribuições para a Educação Musical. O referencial teórico centra em estudos sobre abordagem sociocultural da Educação Musical (Arroyo, 1999) que faz uma relação entre música e cultura; lança um olhar antropológico sobre as práticas de ensino e aprendizagem em musical em contextos sociais e culturalmente diversos. A pesquisa está localizada nos estudos da Educação Musical com pressupostos da Etnomusicologia. O aporte teórico principal serão autores da Educação Musical (SOUZA, 2000, 2008, 2009); (QUEIROZ, 2004a, 2004b, 2005, 2010, 2011, 2013); (PENNA, 1999, 2008); (ARROYO, 1999, 2000a, 2000b); (KRAEMER, 2000); Sociologia da Música (GRENN, 1997); da Antropologia e Etnomusicologia a partir de autores como (GEERTZ, 1989); (NETTL, 1992); (MERRIAN, 1964). A construção metodológica está apoiada nos princípios da pesquisa qualitativa, tendo sido adotado o estudo de caso como método. O presente estudo revelou que a música na igreja evangélica é mediadora de significados que vão além de vivências e práticas musicais. O sagrado e o culto religioso como expressão de adoração a Deus que caracterizam as práticas musicais dos grupos pesquisados, e seus reflexos diretos nas aulas de música ministradas nos cursos da igreja, são abordados neste trabalho. Concluímos que as concepções dos participantes do Departamento de Música e dos grupos musicais da igreja estão em concordância com os conteúdos e práticas educativos-musicais nesse contexto.

Presidente - 1127895 - AGOSTINHO JORGE DE LIMA
Interno - 784.460.746-72 - LUIS RICARDO SILVA QUEIROZ - UFPB