Banca de DEFESA: JOSEFA JANAINY MOTA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSEFA JANAINY MOTA DA SILVA
DATA : 26/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

REVITALIZAÇÃO EM PRÉDIO DE VALOR PATRIMONIAL: Ante-projeto de arquitetura para a sede dos Correios na Ribeira, em Natal RN, com enfoque em conforto ambiental.


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto de Arquitetura, Patrimônio Histórico, Conforto Ambiental.


PÁGINAS: 161
RESUMO:

O presente trabalho de conclusão de mestrado profissional tem como objetivo desenvolver um anteprojeto de arquitetura para a revitalização de uma edificação de valor patrimonial, o Prédio dos Correios na Ribeira, Natal - RN, com enfoque no conforto ambiental, sendo composto por um relatório técnico e um projeto arquitetônico. A edificação original foi projetada pelos arquitetos Paulo Candiota e Mário Fertin, em 1934, fruto do movimento modernista, os quais adotaram inovações do ponto de vista plástico-formal, abandono da composição axial e aplicação de novos materiais, objetivando proporcionar aos seus usuários o conforto ambiental. Ao longo do tempo, o imóvel passou por várias intervenções a fim de atender novas demandas, o conforto ambiental e o fluxo dos usos projetados, foram diretamente comprometidos e modificados, diante das alterações. Dessa forma, o trabalho consiste no resgate das primícias originais do projeto, através de uma pesquisa estendida, nos referenciais teóricos, nas áreas de revitalização em patrimônio histórico, conforto ambiental, no tocante ao conforto térmico, lumínico e acústico, pelos estudos dos projetos de referência, por um detalhado resgate histórico e documental. Também foram considerados para desenvolvimento da proposta as condicionantes legais, que incluem, leis, normas e instruções normativas, as condicionantes físicas e ambientais, e os aspectos funcionais. A fim de subsidiar o desenvolvimento do projeto foi elaborado um programa de necessidades, onde se relacionou os dilemas projetuais com suas respectivas metas de projeto. Considerando os objetivos específicos, a pesquisa embasou as estratégias de projeto, pela setorização, zoneamento e linhas gerais da programação arquitetônica, com isso as soluções adotadas consistiram no tratamento da funcionalidade dos elementos das fachadas, na adequação dos ambientes internos e nas áreas externa, e na adaptação para atendimento as leis vigentes. O anteprojeto, resultante da pesquisa, proporciona o conforto ambiental aos usuários da edificação, nos aspectos referentes à ventilação, iluminação e acústica, além de promover a conformação com as especificidades do projeto original, e formalmente atendendo os critérios propostos na pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externa ao Programa - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Externa à Instituição - TAMÁRIS DA COSTA BRASILEIRO MENESES
Notícia cadastrada em: 14/01/2022 14:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao