Banca de DEFESA: LUCIANA CARVALHO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCIANA CARVALHO DA SILVA
DATA : 31/01/2022
HORA: 09:30
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

ANTEPROJETO DE MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL: estudo da paisagem local com aplicação de estratégias bioclimáticas para o clima quente-úmido na cidade de Macapá/AP.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado Público, Paisagem, Amazônia, Macapá/AP.


PÁGINAS: 142
RESUMO:

Este Trabalho é constituído de um Relatório Técnico e Projeto de um edifício de uso comercial, em específico Mercado Público Municipal do Igarapé das Mulheres em Macapá/AP, destinado aos usuários da área do Igarapé das Mulheres. O atual Mercado do Pescado apresenta condições sanitárias desfavoráveis à prática de comércio de alimentos e infraestrutura incompatível com as atividades e quantidade de comerciantes do local. A área do Igarapé das Mulheres e o Mercado do Pescado possuem forte simbolismo para a cidade de Macapá, por ser uma área que mantém os traços culturais típicos das cidades à beira do Rio Amazonas. Para desenvolver o projeto foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual acerca de noções sobre paisagem, mercado público e estratégias bioclimáticas para o clima quente úmido, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatas. Em seguida, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição dos dilemas e metas do projeto. A partir dessa base e com o auxílio dos componentes curriculares do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. A pesquisa tem o objetivo de propor uma edificação que dialogue com a paisagem do entorno e ofereça condições adequadas para o desempenho das atividades locais com baixa manutenção do ponto de vista energético, tendo em vista as dificuldades que os comerciantes enfrentam atualmente para manter a edificação existente e ainda garantir a correta higienização durante a manipulação de alimentos. Considerando os objetivos específicos, o trabalho buscou estudar o conceito de paisagem sob o ponto de vista da observação; a importância do mercado para os centros urbanos – enquanto edificação que promova a sociabilidade, além da manutenção dos traços culturais da cidade; e as potencialidades bioclimáticas da região para aplicar no projeto estratégias que promovam o conforto térmico para a edificação. O resultado alcançado consiste em uma proposta de Mercado Público com ênfase no aproveitamento das potencialidades da paisagem do entorno e impacto no conforto térmico da edificação, buscando oferecer melhores condições de trabalho para os comerciantes locais. Ao estudar a paisagem da Região Amazônica foi possível compreender as potencialidades naturais e culturais do local que podem ser rebatidos em uma proposta de projeto arquitetônico a ser explorado na prática profissional em Macapá/AP. É possível concluir que o estudo da paisagem de um determinado lugar oferece uma variedade de elementos que impactam diretamente na qualidade de concepção projetual e contribuem para a construção de uma arquitetura que se adequa e revela a história da cidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externa à Instituição - ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE - UnP
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao