Banca de DEFESA: SAMARA RUTY DIÓGENES HOLANDA

DISCENTE : SAMARA RUTY DIÓGENES HOLANDA
DATA : 29/11/2021
LOCAL: Sala de ambiente virtual

PROPOSTA DE UMA FÁBRICA PARA BENEFICIAMENTO DE AMÊNDOAS E CASTANHAS DE CAJU, COM ÊNFASE NA ARQUITETURA BIOCLIMÁTICA.

Projeto Arquitetônico; Fábrica de beneficiamento de castanhas; Arquitetura Bioclimática.

Este relatório integra a etapa final do Mestrado Profissional em Arquitetura realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e tem como objetivo principal apresentar o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma fábrica de beneficiamento de amêndoas e castanha de caju com ênfase em conforto térmico, no município de Severiano Melo – RN. A escolha pelo tema baseou-se na necessidade de pesquisas neste campo do conhecimento, assim como em demandas reais por estruturas dessa natureza numa região produtora de castanha de caju e nos próprios desafios encontrados pela autora com experiências de trabalho em edifícios deste segmento. Deste modo, o presente trabalho tem como base procedimentos metodológicos de pesquisa que englobaram revisão de literatura, análise de projetos correlatos e visita in loco na área de intervenção para estudo dos condicionantes projetuais. A fase inicial de projeto foi construída a partir da programação arquitetônica e definição dos dilemas e metas de projeto; dos estudos da direção e velocidade dos ventos, da distribuição de pressão no entorno da edificação e da consequente espacialização das ideias por meio de croquis e maquetes esquemáticas, pontos que serviram de subsídios para a definição do partido arquitetônico da edificação. Os resultados consistem na descrição das etapas do processo projetual e na exposição das soluções encontradas para abarcar diferentes usos, bem como estudo de cobertura favorável ao conforto térmico. Nesse sentido, conciliar a complexidade inerente à atividade fabril com as condições de conforto, aspectos funcionais, técnicos, demandas específicas, recursos financeiros e cuidado com a saúde do usuário, foram os maiores desafios do trabalho.

Presidente - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Interna - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externa à Instituição - RAFAELA SANTANA BALBI - UFERSA
Notícia cadastrada em: 08/11/2021 11:23