Banca de QUALIFICAÇÃO: SABRINNY RAKEL SILVA DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SABRINNY RAKEL SILVA DE LIMA
DATA : 18/09/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU
TÍTULO:

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI COM ÊNFASE NO CONFORTO TÉRMICO


PALAVRAS-CHAVES:

Projeto Arquitetônico, Restaurante Universitário, Usuário, Conforto térmico,

Integração.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

Este trabalho de qualificação de mestrado profissional consiste em uma proposta arquitetônica de um edifício institucional de uso público destinado a um restaurante com ênfase no conforto térmico para o campus de Juazeiro do Norte, pertencente à Universidade Federal do Cariri. Este documento é composto por um relatório técnico e projeto arquitetônico. Foi desenvolvido com o objetivo de melhor compreender as características e projetar um restaurante universitário que respeitasse as diretrizes bioclimáticas para a região e que se relacionasse de forma positiva com a comunidade acadêmica onde se insere, tendo em vista a problemática dos edifícios que não se adequam ao clima nem com as necessidades de seus usuários, recorrentemente vivenciada na prática profissional.

O campus da Universidade Federal do Cariri, em Juazeiro Norte está em processo de expansão demandando a construção de um Restaurante que corresponda às necessidades da instituição e possua boas condições de conforto térmico. Para desenvolver a proposta arquitetônica, foi inicialmente realizado um aprofundamento teórico-conceitual sobre o tema de restaurantes, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais correlatas. Dando continuidade, foi desenvolvida a programação arquitetônica, com definição dos dilemas e metas do projeto, layout e dimensionamento dos ambientes. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, através de diversas formas de registro em meios analógicos e digitais, desde as etapas iniciais de estudos de condicionantes, concepção e desenvolvimento do partido arquitetônico. Tendo em vista seus objetivos específicos, o trabalho procurou estudar estratégias arquitetônicas para proporcionar o conforto térmico e integrar o edifício ao campus da Universidade, estimulando, desse modo, o uso adequado dos espaços coletivos e sua socialização. Como resultado parcial dos estudos funcionais, formais e das simulações de conforto realizados, chegou-se a uma proposta preliminar de uma edificação compatível com as condições ambientais da região e conectada com os espaços comunitários.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externa ao Programa - 3105236 - LUCIANA DE MEDEIROS
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 15:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao