Banca de QUALIFICAÇÃO: ÉRICA LARISSA MENDES DO NASCIMENTO

DISCENTE : ÉRICA LARISSA MENDES DO NASCIMENTO
DATA : 31/08/2018
LOCAL: Sala de aula F-1 do Setor IV da UFRN
Ecoposto tipo: sede de órgão ambiental em Unidades de Conservação no Rio Grande do Norte

Ecoposto, unidade de conservação, baixo impacto, eficiência energética.

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um projeto arquitetônico de uma sede do órgão ambiental IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), em uma das Unidade de Conservação da Natureza no Rio Grande do Norte. Esse ECOPOSTO é caracterizado pelo baixo impacto ambiental, atendimento de conforto térmico e luminoso por meio de estratégias passivas bioclimáticas e eficiência energética, e integração com a paisagem. O trabalho foi motivado pela ineficiência e impactos verificados no projeto anteriormente executado em Unidades existentes, não correspondendo a identidade de sustentabilidade e meio ambiente do Instituto. O conceito da proposta é a discrição, uma arquitetura adaptada ao local, com o mínimo de perturbação ao meio ambiente. Para isso foram observadas as características locais, aspectos climáticos, sociais e paisagísticos, além dos materiais construtivos e diretrizes de obras públicas. A proposta visa servir de referência para futuros desenvolvimentos de projetos arquitetônicos em outros lugares para que o órgão, assim como outros do gênero, incorporem cada vez mais a sustentabilidade em sua agenda.

Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Presidente - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE