Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCELA CELANI SILVA

DISCENTE : MARCELA CELANI SILVA
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Sala de aula I-10 do Setor IV da UFRN

ESCOLA DE MÚSICA JAIME LOURENÇO: PROJETO DE ESCOLA DE MÚSICA COM FLEXIBILIDADE ESPACIAL ALIADA AO CONFORTO ACÚSTICO

Escola de música, flexibilidade, acústica.

Este trabalho consiste em um projeto arquitetônico com memorial descritivo e justificativo de uma escola de música com flexibilidade espacial aliada ao conforto acústico, para uma instituição já em funcionamento no bairro de Tirol, Natal/RN. O projeto justifica-se pelo aumento do número de alunos na escola e demanda por espaços adequados as pedagogias de ensino musical adotadas, com melhor funcionalidade e acústica. A flexibilidade espacial e o conforto acústico foram utilizados como solução arquitetônica cujas interações entre os indivíduos e o ambiente são dinâmicas, em relação ao tempo e as atividades educacionais desenvolvidas, adequados à pratica musical. As metodologias de pesquisa e projeto adotadas no trabalho constituem-se de pesquisa bibliográfica, análise de projetos arquitetônicos correlatos, visitas técnicas, estudo dos condicionantes projetuais da área de intervenção, e processo projetual com ênfase na programação arquitetônica pelo método Problem Seeking associado a outros métodos apreendidos nas aulas de Atelier do Mestrado Profissional. Como resultados parciais, tem-se o estudo preliminar da edificação, fruto da definição do conceito, partido arquitetônico, evolução da ideia, escolha do sistema construtivo e análise do conforto térmico. Em uma próxima etapa de desenvolvimento deste trabalho, o projeto será detalhado de forma mais aprofundada, especificando os materiais de acabamento e análise do isolamento e condicionamento acústico dos recintos da escola projetada, segundo as normas técnicas, e seu impacto no entorno do terreno.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externo à Instituição - DÉBORA NOGUEIRA PINTO FLORÊNCIO - UnP
Notícia cadastrada em: 21/08/2018 17:34