Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO RICARDO FREIRE DE MORAIS MACHADO

DISCENTE : JOÃO RICARDO FREIRE DE MORAIS MACHADO
DATA : 30/08/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

PROPOSTA DE UM EDIFÍCIO RESIDENCIAL EM CO-LIVING PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS E JOVENS PROFISSIONAIS - Explorando possibilidades espaciais para promover a interação social

Projeto de arquitetura, Co-living, Habitação Compartilhada, Processo de projeto.

Este trabalho foi desenvolvido com o intuito de entender e projetar uma edificação de co-living, um recente tipo de morada compartilhada, e as possibilidades espaciais utilizadas para potencializar a integração e a socialização entre os seus moradores. O co-living é uma forma de morar sustentável, fruto da economia compartilhada, e tem a suas origens em um movimento dinamarquês da década de 70, chamado co-housing, que tinha como objetivo desenvolver uma comunidade de consumo compartilhado. Para desenvolver a proposta arquitetônica de um co-living para estudantes e jovens profissionais em Natal, inicialmente, um conhecimento sobre o tema foi construído, através de pesquisas bibliográficas e estudos de referências projetuais. A partir dessa base, e com o auxílio das disciplinas do curso, o processo projetual foi gradualmente sendo desenvolvido e mapeado, buscando uma conscientização sobre os processos, e não se atendo somente ao produto final. Além da importância desse registro projetual, o trabalho procurou estudar as estratégias arquitetônicas para maximizar o potencial de socialização dos ambientes compartilhados. E, por se tratar de um espaço compartilhado para um público sobretudo jovem e atento às questões contemporâneas, foram priorizadas estratégias sustentáveis e métodos construtivos que melhor se adequavam ao perfil da proposta.

Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO