Banca de QUALIFICAÇÃO: JACIARA LOPES DA SILVA

DISCENTE : JACIARA LOPES DA SILVA
DATA : 29/09/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Projeto do Auditório do IFPB campus Guarabira com uso de critérios de iluminação natural, eficiência energética e conforto acústico

auditório, acústica, eficiência energética.

Este trabalho tem como objetivo elaborar o projeto de um auditório para o campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) em Guarabira, que atenda aos critérios sustentáveis de iluminação natural e eficiência energética, como também ao desempenho acústico adequado ao seu uso. O auditório é um ambiente de uso altamente específico e requer um tratamento cuidadoso no desenvolvimento do projeto, desde a escolha da forma até a especificação de materiais, tendo em vista que esses fatores influenciam no seu desempenho. Além disso, por se tratar de uma edificação pública, a edificação deve atender às exigências legais e normativas que determinam a máxima eficiência energética e a adoção de critérios sustentáveis como uso da iluminação natural. Por isso o problema a ser solucionado é como compatibilizar a necessidade de um bom desempenho acústico e de iluminação natural e que tipo de soluções de projeto podem ser adotadas para se atingir o desempenho termoacústico necessário para um auditório com o menor consumo possível de energia. Para o desenvolvimento da proposta foram realizadas pesquisas a respeito de acústica arquitetônica, atenuação acústica ao ar livre, métodos de projeto, sustentabilidade e arquitetura bioclimática, conforto térmico e eficiência energética, estudos de projetos precedentes e dos condicionantes legais e do local do projeto, e simulações em equipamentos do Laboratório de Conforto da UFRN e com softwares para o dimensionamento de sobreamento, Solar Tool®, e para simulação de túnel de vento, Flow design® a fim de embasar as decisões a respeito do projeto. A proposta arquitetônica foi elaborada visando atender quatro premissas: usar o desnível do terreno para criar pilotis para área de convivência; manter diálogo com as construções existentes; minimizar movimento de terra; buscar forma que aproximasse a plateia do palco; e possibilitar a divisão do espaço em dois ambientes, para o seu desenvolvimento foram utilizados os softwares AutoCAD e Revit Architecture da Autodesk.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo ao Programa - 350503 - FERNANDO JOSE DE MEDEIROS COSTA