Banca de DEFESA: MARIZE BRITO SILVA CAMARA DE QUEIROZ

DISCENTE: MARIZE BRITO SILVA CAMARA DE QUEIROZ
DATA: 30/05/2014
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU

AMPLIAÇÃO DO SETOR DE AULAS TEÓRICAS IV – UFRN: proposta arquitetônica baseada no conceito da flexibilidade e adaptabilidade, utilizando os parâmetros de conforto ambiental.

PALAVRAS CHAVE: Arquitetura. Projeto. Flexibilidade Espacial. Conforto Ambiental.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

RESUMO

Nos últimos anos, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vem passando por um intenso processo de expansão, comum as Instituições de Ensino Superior (IES) a partir do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Os incentivos a UFRN se traduzem na ampliação das atividades de ensino, pesquisa e extensão, contratação de recursos humanos e adequação/ampliação dos espaços físicos. O foco da UFRN na área tecnológica no projeto REUNI, vem refletindo na expressiva ampliação da estrutura física da área do Centro de Tecnologia, onde o Setor de Aulas IV segue sendo o principal conjunto de salas que atende aos cursos da área tecnológica, na qual se evidencia a carência de salas de aula. Nesse sentido, o trabalho aqui apresentado, propõe um anteprojeto arquitetônico para ampliação do espaço físico desse setor, tendo como principais parâmetros: (i) a flexibilidade espacial que atenda aos variados números de alunos por turma; (ii) o conforto ambiental, utilizando os parâmetros e diretrizes construtivas para a Zona Bioclimática 8; (iii) as prescrições constantes nas normas da ABNT: NBR 9050:2004, NBR 15220-3:2003 e NBR 9077:2001. A proposta arquitetônica utilizou o gabarito máximo permitido pelo Plano Diretor do Campus Central da UFRN, quatro pavimentos, considerando a edificação existente (área igual a 7.413,95 m²) como pavimento térreo e a ampliação proposta distribuída em três pavimentos, com área em torno de 2.535,00 m² cada, perfazendo um total de 7.602,65 m² de área total construída.

Externo à Instituição - CLAUDIA TEREZINHA DE ANDRADE OLIVEIRA - USP
Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO