Damage resistance and damage tolerance in carbon/epoxy laminates with traditional layup and double-double layup under low-velocity impact
Laminado Duplo-duplo, Impacto, Resistência ao dano, Tolerância ao Dano
A otimização de estruturas de materiais compósitos, com redução de tempo e custos de fabricação, diminuição de peso e melhoria de propriedades mecânicas tem grande importância tecnológica e, consequentemente, tem sido objeto de muitos estudos. O presente trabalho estuda o comportamento mecânico de dois laminados de fibra de carbono/epóxi (AS4/8552) com rigidez no plano e espessura equivalentes, mas sequência de empilhamento distintas: um laminado [±0/±55]3T, do tipo double-double (DD) [±Φ/±ψ]n, e outro quadriaxial tradicional (QUAD) [03/90/±45]S. A resistência mecânica e a rigidez dos laminados foram avaliadas em ensaios de compressão uniaxial, de impacto de baixa velocidade com três níveis de energia (30 J, 45 J e 74 J) e de compressão após impacto (CAI). Adicionalmente, avaliou-se os mecanismos de dano através de tomografias computadorizadas de raios-x e foi proposto um modelo matemático para estudar o comportamento residual dos laminados. Por este modelo matemático, verificou-se que a resistência residual dos laminados pode ser relacionada à área delaminada, apesar da distribuição do dano ocorrer de forma diferente entre os laminados. Em última análise, verificou-se que as propriedades mecânicas dos dois laminados foram semelhantes, o que corrobora com a possibilidade de utilização de laminados DD em substituição aos tradicionais QUAD, com vantagens como, facilidade de fabricação, menor peso, homogeneização e otimização de sequência de empilhamento.