PRÁTICAS E EVENTOS DE LETRAMENTO NO SOCIOEDUCATIVO: UM
ESTUDO NO CASE PITIMBU
Palavras-chave: Letramento; Práticas de letramento; Eventos de letramento;
Socioeducativo
RESUMO
Analisar as práticas e eventos de letramento no Centro de Atendimento Socioeducativo
(CASE) Pitimbu é o propósito desse trabalho. Neste sentido, a pesquisa tem como
objetivo geral investigar como ocorrem as práticas e eventos de letramento no CASE e
elencamos como objetivos específicos: identificar, analisar e interpretar as práticas e
eventos de letramento no referido espaço, buscando compreender os usos e os
significados da leitura e da escrita para os jovens e adolescentes em cumprimento de
medidas socioeducativas de internação. Dessa maneira, foi realizada uma pesquisa
qualitativa e interpretativista de vertente etnográfica, inserida no campo da Linguística
Aplicada. Fazendo uso da observação participante como possibilidade metodológica,
trabalhamos com as dimensões linguísticas e textuais dos dados gerados, onde as fontes
estão sendo analisadas em consonância com abordagens e discussões teóricas que
exercem relação com os sujeitos da pesquisa, fazendo o devido cruzamento das notas,
dos documentos e das falas obtidas em campo. Os dados foram gerados no ano de 2022,
no Centro de Atendimento Socioeducativo Pitimbu, na região metropolitana da cidade
do Natal-RN. Esses dados estão em processo de análise e escrita e resultados
preliminares nos mostraram como a leitura e a escrita é trabalhada de forma
descontextualizada da condição social do indivíduo restrito de liberdade. A partir dessa
constatação, iniciamos um trabalho preliminar com gêneros discursivos (debate, bilhete,
carta e diário). Onde a diversidade textual teve como objetivo possibilitar aos alunos o
contato com diferentes formas de oralidade, leitura e escrita, para que assim pudessem
aumentar seu repertório, os levando a ler e escrever e refletir de acordo com suas
vivências e condições sociais.