A PRESENÇA NEGRA NA POESIA DE CATIMBÓ: ASCENSO FERREIRA E A BRASILIDADE...NORDESTINA.
Modernismo; Regionalismo; Cultura Popular; Brasilidade...Nordestina; Afro-brasileira; Década de 20.
O presente estudo analisa a presença do negro no livro de poemas Catimbó, de Ascenso Ferreira (1927). A referida obra é ambientada na década de 20 do século passado, momento em que as diretrizes conceptuais do Modernismo e Regionalismo encontram terreno propício para a criação da moderna poesia brasileira numa conjunção de elementos em que estão presentes os vários componentes da cultura nacional, dando-se destaque para aqueles que representam o universo da cultura afro-brasileira. Neste sentido, a produção literária de Ascenso Ferreira encontra na cultura popular, na oralidade e na tradição, os traços que compõem essa poesia limite, cuja sonoridade remete aos batuques dos maracatus, numa situação entremeada pela voz e pelos africanismos. Para Azevedo (1995), o poeta Ascenso Ferreira criou a nordestinade...brasilidade. Sendo assim, o estudo tem como aporte teórico os trabalhos desenvolvidos por AZEVEDO (1984), ARAÚJO (1995), ANDRADE (1943), PERRONE-MOISÉS (2007) e FERREIRA (2008), cujas análises servem para o entendimento da emblemática década de 20, alicerce das mudanças que se sucedem no cenário cultural brasileiro nas décadas seguintes. Buscaremos, assim, uma intersecção entre a poesia do pernambucano com Clã do Jabut (1927), de Mário de Andrade, e o Livro de Poemas de Jorge Fernandes (1927), ambos lançados no mesmo ano; além de destacarmos os traços da modernidade e da tradição, bem como a importância de Gilberto Freyre, Câmara Cascudo e Mário de Andrade na poesia de Ascenso Ferreira.