Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLOS EDUARDO DE CARVALHO
DATA : 30/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

A efetividade do cuidado de enfermagem na melhoria do controle pressórico em pessoas com hipertensão na estratégia saúde da família: um ensaio clínico randomizado tipo cluster.


PALAVRAS-CHAVES:

Hipertensão Arterial; Assistência de Enfermagem; Atenção Primária em Saúde.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

Introdução: A hipertensão arterial é um grave problema de saúde pública que afeta um grande percentual da população brasileira, acarretando um grande número de complicações e mortes nos dias atuais. O acompanhamento dos usuários hipertensos na Estratégia Saúde da Família (ESF) é fundamental para o melhor controle desta patologia, e consequentemente redução dos danos, sendo a assistência de enfermagem essencial para mudanças de paradigmas neste contexto. O objetivo deste estudo foi analisar o efeito de uma intervenção multifacetada do cuidado de enfermagem ofertado aos usuários com hipertensão arterial na ESF, com vistas ao melhor controle pressórico destes. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico, experimental do tipo ensaio clínico randomizado em cluster, com abordagem quantitativa, realizado nas ESFs de dois municípios: Jucurutu, Rio Grande do Norte e São Caetano, Pernambuco. A pesquisa foi composta pelos profissionais enfermeiros atuantes nas ESF dos dois municípios (12 ESF) e pelos usuários hipertensos (231 usuários) que foram divididos em dois grupos, o grupo controle e o grupo intervenção. A seleção da amostra foi realizada em dois níveis, ou seja, duas randomizações. A primeira definiu as equipes de ESF participantes no estudo e a segunda selecionou os usuários portadores de hipertensão arterial sistêmica que integraram a pesquisa. foram realizadas 4 intervenções no decorrer do estudo: Capacitação dos profissionais enfermeiros; aplicação da consulta de enfermagem estruturada para os usuários hipertensos; telemonitoramento e/ou vista domiciliar para acompanhamento; e apoio matricial para os enfermeiros integrantes do grupo intervenção. Resultados: Após a aplicação da intervenção foi encontrado um aumento na taxa de controle dos níveis pressóricos, bem como uma redução nos níveis de pressão arterial sistólica e pressão arterial diastólica, nos usuários em ambos os grupos, apesar dos resultados não demonstrarem significância estatística, fica clara a importância da assistência de enfermagem de forma estruturada, a este grupo, para um melhor acompanhamento e consequente adequado controle dos níveis pressóricos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCELO RODRIGUES GONÇALVES - UFRGS
Interna - 1529290 - PAULA FERNANDA BRANDAO BATISTA DOS SANTOS
Presidente - 1576805 - THIAGO GOMES DA TRINDADE
Notícia cadastrada em: 15/09/2022 16:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao