Banca de DEFESA: ERICSON EVERTON SILVA COSTA

DATA : 06/11/2023
LOCAL: videoconferência

AVALIAÇÃO DA GESTÃO DE EGRESSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCA

Gestão Universitária. Avaliação Institucional. Gestão de Egresso. Egresso. UFCA.

Esta dissertação avalia o processo de gestão de egressos dos cursos de graduação da UFCA, tendo como enfoques as ações nas dimensões de estruturação, do relacionamento e da repercussão. Para atender ao objetivo geral, teve como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de gestão de egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com perspectivas nas políticas públicas de avaliação educacional e na importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa o estudo de caso e utiliza como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. A partir da pesquisa empreendida avalia-se que embora sejam desenvolvidas importantes ações voltadas para os egressos dos cursos de graduação na UFCA, a gestão de egressos na universidade, baseando-se nas dimensões citadas, não tem sido plenamente eficaz na busca pela excelência acadêmica. As ações desenvolvidas não contemplam todas as possibilidades estratégicas, sendo mais voltadas para ações de repercussão, e ainda não trouxeram o impacto esperado, revelando que precisam ser melhor articuladas, divulgadas e consolidadas. Para tanto, essa pesquisa recomenda ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos.

Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 10:21