Banca de DEFESA: RUTE DA SILVA LEANDRO

DISCENTE : RUTE DA SILVA LEANDRO
DATA : 06/11/2023
LOCAL: videoconferência

POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO E PERMANÊNCIA DE DISCENTES SURDOS OU COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ENSINO SUPERIOR: ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI

Equidade; surdez; deficiência auditiva; educação inclusiva; UFCA.

Esta dissertação analisa a eficácia das políticas e práticas institucionais da Universidade Federal do Cariri (UFCA) destinadas a proporcionar o acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com deficiência auditiva (DA) com enfoque nas ações empreendidas pela Secretaria de Acessibilidade (SEACE). O estudo obteve três objetivos principais: primeiramente, delineou um panorama das políticas de inclusão institucionais e das ações empreendidas pela SEACE; em segundo lugar, investigou as contribuições dessas ações, sob a perspectiva dos usuários dos serviços oferecidos; por fim, formulou recomendações para a melhoria da atuação da Secretaria de Acessibilidade da UFCA para a promoção da equidade do acesso ao processo de ensino-aprendizagem dos discentes surdos ou com DA. Para tanto, empregou-se uma abordagem qualitativa em uma pesquisa aplicada de natureza exploratória-descritiva. Utilizou como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental e empírica realizada junto a SEACE, bem como a aplicação de questionários acessíveis em Língua Brasileira de Sinais aos estudantes surdos e com DA. Foi utilizado a análise de conteúdo para examinar os dados coletados na pesquisa documental e com a SEACE. Por outro lado, para analisar os dados obtidos com os discentes surdos ou com deficiência auditiva, empregamos uma análise descritiva básica juntamente com a técnica de análise do discurso do sujeito coletivo. A partir da pesquisa realizada avalia-se que as práticas de inclusão institucionais adotadas pela Universidade Federal do Cariri têm sido eficazes para promover a equidade do acesso, permanência, participação e aprendizagem de discentes surdos ou com DA. No entanto, ainda se evidencia a necessidade de avanços nas práticas de inclusão para fortalecer as ações empreendidas pela SEACE, e assim tornar a UFCA ainda mais inclusiva. Assim, apresenta um conjunto de recomendações práticas destinadas a impulsionar a inclusão e a acessibilidade dos discentes surdos ou com deficiência auditiva na Universidade.

Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA
Presidente - 2569281 - PAMELA DE MEDEIROS BRANDÃO
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 09:54