Banca de DEFESA: LUIZ PAULO BARBOSA MARTINS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIZ PAULO BARBOSA MARTINS
DATA : 01/09/2023
HORA: 09:00
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

O Planejamento das Compras Públicas em uma Organização Militar do RN: Barreiras e Indutores de Inovação.


PALAVRAS-CHAVES:

Compras Públicas. Planejamento Tradicional. Planejamento Estratégico. Indutores e Barreiras da
Inovação. Organização Militar.


PÁGINAS: 140
RESUMO:

Nos últimos anos, no Brasil, as compras públicas passaram a ser vistas como uma atividade de grande relevância estratégica dentro das organizações públicas. No entanto, problemas relativos às compras públicas ainda persistem na contemporaneidade, como a ausência de planejamento ou o planejamento inadequado das compras. Ao mesmo tempo, iniciativas inovadoras ajudam a dirimir um conjunto de problemas nas compras públicas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo analisar o planejamento das compras públicas em uma Organização Militar do RN, evidenciando barreiras ou indutores para a inovação. A pesquisa é do tipo qualitativa, com o estudo de caso de uma Organização Militar do RN - realização de dez entrevistas, dois questionários e análise documental - e análise de conteúdo a partir dos estudos teóricos. Para a revisão da literatura e a fundamentação teórica da pesquisa elegeram-se os seguintes conceitos: Compras públicas; Planejamento Tradicional e Planejamento Estratégico das Compras Públicas; Inovação nas Compras Públicas; Indutores e Barreiras da Inovação nas Compras Públicas. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que
1) O planejamento das compras na Organização Militar pesquisada possui algumas características do planejamento estratégico, mas é fortemente marcado por características do planejamento tradicional,  podendo ser nomeado como um Planejamento Híbrido; 2) O planejamento é organizado de forma hierárquica; 3) O planejamento é estático, baseado em diagnóstico do histórico de anos anteriores ou em necessidades imediatas. Os resultados também demonstram a existência de um conjunto de barreiras para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que as principais são: 1) Hierarquia e Verticalização: medo do risco e liderança passiva; 2) Acúmulo de funções, falta de pessoal (especializado) e rotatividade e 3) Excesso de regras. Ao mesmo tempo, os resultados também apontam a existência de alguns indutores para a inovação no planejamento e no processo das compras públicas, sendo que os principais são: 1) Capacitação como indutor da inovação; 2) A transferência de conhecimento como indutor da inovação e 3) Cultura mais flexível e planejamento das compras como indutores da inovação. A partir de tais resultados é possível contribuir com o planejamento das compras públicas, com a diminuição das barreiras e o aumento de indutores da inovação nas compras públicas no caso estudado e em outras Organizações Militares de nosso país.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1754953 - HIRONOBU SANO
Externa à Instituição - KARINA FURTADO RODRIGUES
Interno - 1750458 - THIAGO FERREIRA DIAS
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 08:48
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