Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICSON EVERTON SILVA COSTA

DATA : 26/05/2023
LOCAL: Presencial- UFCA

AVALIAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO DOS EGRESSOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFCA

Gestão Universitária. Avaliação Institucional. Gestão de Egresso. Egresso. UFCA.

Esta pesquisa tem como objetivo geral avaliar o processo de gestão do acompanhamento de egressos dos cursos de graduação da UFCA com enfoques das ações de conscientização, estruturação, repercussão e relacionamento. Para atender ao objetivo geral, tem como objetivos específicos: apresentar um panorama da gestão de egressos da universidade e seus processos; aferir o grau de importância atribuído a ações e a estratégias pela ótica dos gestores acadêmicos; identificar entraves e sugestões para um eficaz processo de acompanhamento dos egressos na percepção dos gestores acadêmicos; e propor ações estratégicas para aprimoramento da gestão de egressos. Apresenta uma discussão e fundamentação teórica e empírica com enfoque nas políticas públicas de avaliação educacional e a importância da gestão dos egressos para a qualidade da educação do ensino superior. E utilizará modelo de gestão de egressos para programas de pós- graduação em administração do Brasil, proposto na tese de Cabral (2021), como norteadores para avaliar o processo de gestão do acompanhamento de egressos dos cursos de graduação da UFCA. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como avaliativa e descritiva assumindo uma abordagem analítica quali-quantitativa. Adota como estratégia de pesquisa do estudo de caso e utilizará como técnicas de coleta de dados a pesquisa documental, entrevistas com os gestores da Pró-Reitoria de Graduação e levantamento (survey) com aplicação de questionários aos coordenadores de cursos de graduação da universidade investigada. Os resultados serão examinados e interpretados com base na análise documental, em estatística descritiva e análise de conteúdo. Por fim, à luz do referencial teórico, evidências lógicas, empíricas e insigths se buscará responder aos objetivos do estudo. A concretização dos objetivos deste estudo fornecerá informações e recomendações para aprimoramento da gestão de egressos com potencial de contribuir para melhorar os indicadores atribuídos na Avaliação Institucional.

Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Externo à Instituição - FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA - UFCA