Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KELLI PEIXOTO TAVARES

DISCENTE : ANA KELLI PEIXOTO TAVARES
DATA : 16/02/2023
LOCAL: videoconferência

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI, SOB A ÓTICA DOS SEUS SERVIDORES

Qualidade de Vida no Trabalho; Serviço Público; Universidade Federal do Cariri.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) tem despertado o interesse crescente de estudiosos e de responsáveis pelas organizações. Porém, a gestão de programas de QVT no setor público ainda ocorre de forma incipiente. Para propiciar a promoção da saúde e QVT de seus servidores, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) realizou, nos anos de 2019 e 2020, atividades voltadas para a implementação do Projeto Estratégico Qualidade de Vida na UFCA, tais como: palestras de educação em saúde, campanhas de vacinação, atendimento médico, distribuição de mobiliário para favorecer a ergonomia e práticas integrativas em saúde. Após o encerramento desse projeto, não foi verificada a existência de um programa de QVT na UFCA, constatando-se a oportunidade para investigar a QVT dos servidores desta Instituição e, desta forma, contribuir para a reflexão no meio acadêmico e no serviço público acerca dessa temática tão relevante. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo compreender como se configura a Qualidade de Vida no Trabalho na UFCA, sob a ótica dos seus servidores. Para tanto, será realizado um estudo descritivo, de abordagem quanti-qualitativa e com recorte transversal, com os servidores técnico-administrativos e docentes da UFCA. A coleta de dados consistirá na aplicação de um questionário sociodemográfico e do Inventário de Avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho (IA_QVT), no formato on-line. Os dados quantitativos serão analisados estatisticamente com a utilização do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). O tratamento dos dados qualitativos será ancorado pela “organização da análise” proposta por Laurence Bardin, com o auxílio do software Iramuteq. Após a obtenção dos resultados deste estudo, espera-se fornecer ferramentas para subsidiar ações futuras de promoção da saúde no trabalho, principalmente no que concerne ao público envolvido.

Presidente - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS