Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANO GOMES SILVA

DISCENTE : LUCIANO GOMES SILVA
DATA : 16/02/2023
LOCAL: videoconferência

A PRODUTIVIDADE DO TELETRABALHO NO PLANEJAMENTO ADMINISTRATIVO DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS

teletrabalho, qualidade de vida no trabalho, qualidade de vida no teletrabalho.

Em 2020 o mundo e a humanidade passaram por mais uma provação, desta vez uma enfermidade se transformou em pandemia e em menos de 04 meses atingiu quase todos os países em todos os continentes. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que o Virus SARS-CoV2, causador da doença Coronavírus (COVID-19), tenha matado mais de 15 milhões de pessoas em todo o planeta. Não havia vacinas ou fármacos que combatesse este vírus e por isso medidas preventivas de caráter emergencial foram tomadas. O lockdown (fique em casa) foi implantado para que reduzisse a proliferação do vírus já que os serviços de saúde estavam colapsados de pacientes. Os empregos e os serviços públicos se mantiveram minimamente funcionando devido a compulsória implantação do teletrabalho. O objetivo da pesquisa é averiguar a produtividade e a qualidade de vida no teletrabalho dos servidores da Universidade Federal do Cariri – UFCA que atuaram diretamente com os processos licitatórios nos anos de 2020 e 2021, compondo uma amostra de 18 participantes. A análise anual comparativa das médias de dias úteis que os servidores necessitaram para realizar as suas atribuições identificará se foram ou não mais ágeis no período pandêmico. A Qualidade de Vida no Teletrabalho será medida a partir da aplicação da Escala de Qualidade e Vida no Teletrabalho de Andrade (2020) medindo se as percepções dos servidores encontravam-se em uma das zona da cartografia psicométrica de Ferreira (2011) (mal-estar dominante, zona de transição ou bem-estar dominante). Com as duas análises a pesquisa busca, a partir de uma análise ex post facto, verificar a possiblidade de continuidade da modalidade teletrabalho para os servidores que atuam no fluxo dos processos de compras da UFCA, verificando tanto a eficácia deste processo à época de sua realização, quanto a percepção de bem-estar decorrente de se trabalhar fora dos muros da universidade.

Interno - 2290876 - ANTONIO ALVES FILHO
Interno - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS