Banca de DEFESA: FÁBIO GUIMARÃES SILVA

DISCENTE : FÁBIO GUIMARÃES SILVA
DATA : 09/12/2021

MELHORIA DA EFICIÊNCIA DAS COMPRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DAS SUAS UNIDADES ACADÊMICAS

Aquisição de Materiais, Análise de Conteúdo, Gestão de Processos, Universidade Federal do Cariri, UFCA

O presente trabalho constitui-se em uma proposta de intervenção para a Universidade Federal do Cariri (UFCA), na qual foi analisado o processo de aquisição de materiais das Unidades Acadêmicas da instituição, com o objetivo de elaborar uma proposta de fluxo de trabalho otimizado, que acarretasse em ganhos de eficiência, com consequente aumento da taxa de sucesso das aquisições. Para tanto, a metodologia utilizada foi a realização das etapas de Mapeamento, Análise e Melhoria de Processos (com o emprego da notação BPMN), realizadas com base na coleta de dados primários através da aplicação de questionário e da realização de entrevistas semiestruturadas junto aos servidores da instituição diretamente envolvidos com o referido processo, cujas respostas foram tratadas através das técnicas da análise de conteúdo, utilizando o software NVivo®. A pesquisa foi concluída com a apresentação de uma proposta de fluxo de trabalho otimizado, construído a partir da análise das possíveis causas para os problemas identificados coletivamente, utilizando-se do Diagrama de Causa e Efeito. Por fim, também foram levantadas questões adicionais, passíveis de serem trabalhadas em estudos futuros.

Externo à Instituição - JASSIO PEREIRA DE MEDEIROS
Presidente - 2575537 - MARCOS FERNANDO MACHADO DE MEDEIROS