O GESTOR DA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO E A NOVA GESTÃO PÚBLICA
gestor, gestão pública, Nova Gestão Pública, formação.
Este trabalho apresenta com tema O gestor da Instituição Pública de ensino e a
Nova Gestão Pública, pois tratar de uma reflexão com o objetivo de compreender como
as ações do gestor, responde a proposta da Nova Gestão Pública e as exigências do Plano
Nacional de Educação, de modo a contribuir com a educação nas instituições públicas do
Rio Grande do Norte. Neste sentido, fez-se a pesquisa com gestores públicos das instituições
estaduais de ensino da 1a DIRED, de médio e grande porte (acima de seiscentos alunos),
procurando analisar a formação dos gestores e seus conhecimentos específicos que envolvam
as práticas da gestão pública voltadas para resultados e se isto reflete na qualidade da
educação, conforme autores como, Sveiby (1998), Moresi (2001), Brasil (1995), ARAÚJO
(2010), Brandão e Guimarães (1999), Pacheco (2011), Dahl (1990), entre outros. Sobre a
metodologia, no tocante aos fins, a pesquisa possui um caráter fundamentalmente descritivo,
com abordagem qualitativa mediante a complexidade, que envolve o estudo para compreender
como as ações do gestor, e a gestão da instituição pública de ensino voltada para resultados
são capazes de responder, as demandas sociais. O trabalho pode ser caracterizado como
exploratório, visto que os estudos foram desenvolvidos com o objetivo de proporcionar
visão geral à cerca de resultados para melhoria da educação. Ainda sobre isso, a investigação
exploratória por ter sido realizada em área na qual há pouco conhecimento sistematizado
sobre a gestão pública do ponto de vista da administração. Quanto aos meios para essa
pesquisa, foram utilizadas como fontes de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa
documental e entrevistas. A autonomia do gestor, as particularidades e o envolvimento das
pessoas no processo de gestão, assim como o planejamento coletivo, articulações conforme
as demandas, gestão de pessoal e dos espaços físico, assim como avaliações, são tópicos
estudados nesta pesquisa, de modo a propiciar uma análise mais precisa dos fatos. Partimos
da percepção dos diretores de escolas, para então analisar a formação dos mesmos, como um
fator importante nesta análise.