UMA AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR/PROGRAMA MELHOR EM CASA: O CASO DO HOSPITAL MONSENHOR WALFREDO GURGEL.
Políticas públicas de saúde; Serviço de Atenção Domiciliar; Internação hospitalar e
domiciliar.
Esta dissertação busca compreender como as ações gerenciais implementadas pelo
Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel no município do Natal promovem de forma
eficaz os benefícios do Serviço de Atenção Domiciliar/ Programa Melhor em Casa.
A pesquisa tem natureza exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa. Os
dados foram coletados através da análise documental e com a realização de entrevistas
com os gestores do Programa na Secretaria Estadual de Saúde e no Hospital além da
aplicação de questionários com as equipes de atenção domiciliar e com os técnicos
da unidade de gerenciamento de vagas do Hospital. No tratamento das informações
foram analisadas categorias vinculadas às ações implementadas e aos objetivos do
programa. Os resultados mostram que: as praticas de acolhimento realizadas pelas
equipes produzem a humanização do atendimento por buscar garantir o acesso ao
serviço de saúde de forma humana e resolutiva; as redes de atenção em saúde ainda não
estão concluídas dificultando o referenciamento dos pacientes para outras unidades;
as redes possibilitam buscar apoio de outras instituições para minimizar os problemas
encontrados; a unidade de gerenciamento de vagas possibilita a redução dos custos,
principalmente por regular os leitos de internação e o registro ambulatorial das ações
em saúde em atenção domiciliar auxilia no processo de monitoramento e avaliação do
Serviço de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa principalmente por conhecer
o perfil epidemiológico e o plano terapêutico individual dos pacientes. Conclui assim
que a maioria das ações implementadas pelo Hospital contribuem para a eficácia dos
objetivos do Programa Melhor em Casa.