Banca de DEFESA: ERIKY CÉSAR ALVES DA SILVA

DISCENTE : ERIKY CÉSAR ALVES DA SILVA
DATA : 30/05/2018
LOCAL: Sala de seminário da Matemática no CCET da UFRN

O JOGO SENHA E O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA CONTAGEM: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO MÉDIO

Jogo Senha; Princípio Fundamental da Contagem; Laboratório de Matemática; Escola de Tempo Integral.

Esta dissertação apresenta uma abordagem do jogo Senha para uma turma de segunda série do Ensino Médio, no Laboratório de Matemática da Escola Estadual de Tempo Integral Winston Churchill, do ano de 2017. Para isso, serão apresentados os contextos do professor, da escola e dos alunos; expostos a fundamentação teórica, a história, as regras e as versões do jogo Senha e o conteúdo matemático utilizado nessa aplicação, o Princípio Fundamental da Contagem; será mostrado como foram feitos o planejamento e a execução da atividade, finalizando com uma discussão sobre o questionário aplicado para os estudantes. Para a construção desse trabalho, foram feitas pesquisas bibliográfica, documental e experimental. Como sugestão, uma lista de exercícios é proposta aos professores, com questões que abordam o conteúdo do Princípio Fundamental da Contagem, extraídas, principalmente, do Exame Nacional do Ensino Médio, da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e do livro didático da segunda série do Ensino Médio, dos autores Gelson Iezzi et al., do ano de 2016, Matemática: ciência e aplicações. Verificou-se que trabalhar com jogo em sala de aula é importante e interessante, pois faz com que o estudante compreenda melhor o conceito abordado em sala, mesmo que o jogo ocorra antes ou depois da apresentação desse conceito, além de gerar outras habilidades nesse sujeito, e também possibilita ao professor uma aula diferente do tradicional quadro e giz, saindo da rotina diária que há muito tempo vem tomando conta das nossas salas de aula.

Interno - 2350596 - GABRIELA LUCHEZE DE OLIVEIRA LOPES
Interno - 2476017 - JAQUES SILVEIRA LOPES
Externo à Instituição - MÁRCIA MARIA ALVES DE ASSIS - UERN
Notícia cadastrada em: 25/05/2018 08:33