Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA MENDES DA SILVA

DATA : 17/07/2023
LOCAL: meet

AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS PÓS-

Palavras-chave: Idoso. Estado Funcional. COVID-19.

Introdução: A COVID-19 é caracterizada como uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2. Apresenta elevada transmissibilidade e distribuição global, tendo os idosos como grupo de maior risco de desenvolver formas graves e com potencial para o comprometimento de sua capacidade funcional. Objetivos: Avaliar as implicações da COVID-19 no estado funcional de idosos após infecção. Método: O estudo foi dividido em duas etapas: 1) revisão de escopo, conduzida de acordo com o método proposto pelo Instituto Joanna Briggs (JBI). A busca na literatura ocorreu nos meses de dezembro de 2022 a fevereiro de 2023 nas seguintes bases de dados: Cochrane Library; Latin American and Caribbean health Sciences Literature (LILACS); Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) via PubMed; Scopus (Elsevier) e Web of Science, ambos pelo acesso remoto da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe). Como descritores foram utilizados: “Aged”, “Elderly”, “Functional Status”, “Functionality”, “Post-COVID-19" e “Long COVID-19" indexados em português, inglês e espanhol nos Descritores em Ciência da Saúde (DecS) e Medical Subject Headings (MeSH); 2) estudo descritivo, transversal, com abordagem epidemiológica, realizado em uma Unidade de Saúde da Família do município de Natal, Rio Grande do Norte, com idosos residentes da comunidade, sobreviventes da COVID-19. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas individuais com a pessoa idosa, com a aplicação de três instrumentos: formulário clínico-terapêutico, Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, e o Short Physical Performance Battery (SPPB). Os dados foram analisados através do Software JAMOVI 1.6.2.3, utilizando as frequências absoluta e relativa, além de medidas de dispersão, referentes à média aritmética e desvio padrão. Resultados: 1) Identificou-se 817 estudos potencialmente elegíveis, destes 12 foram selecionados por atenderem os critérios de elegibilidade. A busca complementar na lista de referências dos artigos possibilitou a inclusão de mais um artigo, totalizando 13 estudos que compuseram a amostra final. O comprometimento funcional pós-COVID-19 esteve presente na maioria dos estudos incluídos na amostra e que os fatores associados a este declínio, incluíram fragilidade e inatividade física anterior à infecção, idade mais avançada, complicações durante a infecção, tempo de ventilação mecânica e de internação e comorbidades. 2) Em fase de desenvolvimento. Considerações Finais: A COVID-19 pode ocasionar sequelas incapacitantes, mesmo após a alta hospitalar, levando a limitações no desempenho das atividades de vida diária do idoso. Portanto, a implementação de um cuidado integral, estruturado na avaliação multidimensional é imprescindível.

Presidente - 2374850 - THAIZA TEIXEIRA XAVIER NOBRE
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Externo ao Programa - 3298907 - BRUNO ARAÚJO DA SILVA DANTAS - UFRN
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 14:55