Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA BENTO DA CUNHA

DISCENTE : GABRIELA BENTO DA CUNHA
DATA : 30/08/2022
LOCAL: Plataforma GoogleMeet

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO SERVIÇO PÚBLICO: A experiência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave: Serviço público; governo digital; tecnologias de informação e comunicação; trabalho

1. As mudanças provocadas pela inclusão de novas tecnologias de informação e comunicação no cotidiano das pessoas a partir da terceira revolução industrial atingiu diversos setores nas últimas décadas, incluindo a administração pública federal brasileira. Alicerçado nas referidas tecnologias associadas à internet, o Governo Federal do Brasil assumiu, por meio da Política de Governança Digital, o compromisso de transformar a prestação de serviços públicos e, como consequência, é inevitável que se altere a dinâmica de trabalho dos servidores públicos. Nesse sentido, figuram como objeto central do presente estudo as transformações implementadas pelo Governo Digital e o impacto delas no trabalho dos servidores federais. A pergunta de partida para o desenvolvimento da pesquisa é: Como o processo de transformação digital do serviço público impacta na dinâmica de trabalho dos servidores federais? A hipótese que se sustenta é a de que o processo de digitalização dos serviços técnicos, além de ter provocado uma intensificação das tarefas executadas pelos servidores, tem demandado desses trabalhadores uma certa polivalência e adaptações rápidas às novas tecnologias de informação e comunicação, sem que eles recebam capacitação e apoio adequado dos órgãos aos quais estão vinculados para lidar com as mudanças. O objetivo desse estudo é compreender como a aceleração da transformação digital do serviço público brasileiro alterou a dinâmica de trabalho dos servidores das instituições de ensino federais, considerando o caso da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Central (Natal/RN), entre os anos 2016 e 2022. A pesquisa consiste, pois, em um estudo de caso a ser desenvolvido na referida instituição. Ele parte de um enfoque qualitativo e se utilizará de entrevistas semiestruturadas com servidores da universidade, para obtenção dos dados primários que subsidiarão o estudo. O suporte de dados secundários fica a cargo do exame documental (legislação federal e planos institucionais), bem como de um referencial teórico condizente com a temática em estudo. Espera-se que, ao final do trabalho, estejam claras as principais alterações provocadas pela transformação digital no desempenho do trabalho da autarquia estudada.

Presidente - 2507656 - ANA PATRICIA DIAS SALES
Interno - ***.987.604-** - RICHARDSON LEONARDI MOURA DA CAMARA - UFRN