Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS CAIÃ DE SOUZA TAVARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS CAIÃ DE SOUZA TAVARES
DATA : 10/04/2024
LOCAL: Sala de Reuniões do ICe e https://meet.google.com/xeq-zskt-zhf

Decodificação de variáveis de tarefa no cérebro de camundongos usando aprendizado de máquina

Decodificação neural; espaço latente; redução de dimensionalidade; tomada de decisão;

Neste estudo, exploramos a decodificação de variáveis  comportamentais a partir de disparos neuronais em 115 camundongos, abrangendo 267 regiões cerebrais com 547 inserções de Neuropixels em 11 laboratórios, fornecidos pela iniciativa International Brain Laboratory. Os ratos foram treinados em uma tarefa de tomada de decisão, onde deveriam responder a estímulos visuais com contrastes variados, influenciados por blocos de teste probabilísticos. Com esta configuração de tarefa, mapeamos as projeções da atividade neural geradas com o recente algoritmo de redução de dimensionalidade CEBRA e fomos capazes de criar um mapa detalhado desse espaço latente em todo o cérebro. Nosso trabalho corrobora como regiões específicas do cérebro contribuem para a codificação das variáveis de escolha e da entrega de recompensa, que apresentam uma ampla distribuição espacial, e estímulos visuais e níveis de contraste, que são mais localizados. Utilizando uma combinação de CEBRA e um classificador KNN, demonstramos a capacidade de decodificar essas variáveis em diferentes janelas de tempo, destacando que os sinais relacionados à escolha são mais decifráveis perto do início do movimento, enquanto os sinais de feedback mantêm uma decodificação estável ao longo de todo o tempo analisado. Notavelmente, os estímulos visuais e os níveis de contraste mostram maior decodificação algum tempo após sua apresentação, e não imediatamente. Estas descobertas avançam a nossa compreensão da dinâmica temporal e espacial da atividade neural subjacente a comportamentos complexos, oferecendo novos insights sobre os mecanismos de tomada de decisão e percepção no cérebro.

Presidente - 1721223 - ADRIANO BRETANHA LOPES TORT
Interno - 3086031 - DANIEL YASUMASA TAKAHASHI
Interno - 2069422 - DIEGO ANDRES LAPLAGNE

Notícia cadastrada em: 02/04/2024 17:13